terça-feira, 27 de novembro de 2012

O 12º ano foi a Mafra


               No passado dia 15 de novembro, os alunos do 12º ano da Escola Secundária de Porto de Mós foram, juntamente com os professores responsáveis, a Mafra, com a intenção de conhecer o Palácio e ver uma representação teatral de “Memorial do Convento”, levada à cena pelo Grupo de Teatro Éter, nos claustros do Palácio Nacional de Mafra e numa sala do convento.
                O desencadear desta visita de estudo decorreu no âmbito da disciplina de Português, uma vez que esta obra de José Saramago faz parte dos conteúdos lecionados.
                À chegada, foi-nos mostrado o Palácio, bem como explicada parte da história inerente à sua construção e aos objetos existentes. Foram sendo feitas alusões às palavras de Saramago e tivemos ainda o prazer de contemplar a fantástica biblioteca do Convento.

                Após conhecermos o Palácio, começou a representação da peça que tem por base a história escrita pelo vencedor do Prémio Nobel da Literatura Portuguesa de forma muito esclarecedora e também convidativa à leitura integral da obra.
                No final do teatro tivemos, ainda, a oportunidade de conhecer o Convento destinado aos Franciscanos na construção mandada edificar por D. João V , que é ocupada há 125 anos pelo ramo da Infantaria das forças militares e que recentemente foi aberta ao público.
                Com isto, os conhecimentos adquiridos nesta visita a Mafra formaram um importante suporte para o futuro estudo e interpretação da obra referida.

                                                                                                                             Catarina Pinheiro, 12º A

Sem comentários:

Enviar um comentário