segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Sessão de Formação em Saúde Mental

  
No passado dia 21 de novembro durante o período da tarde, a Equipa de Educação para a Saúde e as Coordenadoras do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde organizaram uma sessão de formação sobre Saúde Mental, dinamizada por uma equipa de enfermeiras da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (bolseiras de investigação na área da Saúde Mental), na sequência de uma iniciativa de colaboração que o nosso Agrupamento desenvolveu com essa instituição.
 
      A sessão teve como público-alvo as duas turmas do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde, acompanhadas por alguns dos seus professores, e versou sobre temáticas como a Depressão, a Esquizofrenia, o Abuso de álcool, o Stress e Ansiedade e as Perturbações Alimentares. Foram prestados esclarecimentos sobre cada um dos temas, nomeadamente acerca dos sintomas e, principalmente, dos sinais que nos permitirão detetar essas situações. Foram igualmente identificados os comportamentos de risco e as formas de ajudar alguém a ultrapassar o seu problema e a procurar a terapia adequada.

     Além da vertente formativa desta sessão, um outro objetivo foi a divulgação e apresentação do sítio da internet: Feliz Mente - Educação e Sensibilização para a Saúde Mental, cujo endereço eletrónico se encontra na seguinte hiperligação:
 
 
     Este sítio foi desenvolvido pela Unidade de Investigação em Ciências da Saúde da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e pretende ser um meio de informação, de comunicação e de apoio técnico para jovens, bem como para pais e educadores, escolas e profissionais da educação e saúde mental.

Sem comentários:

Enviar um comentário