segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Visita de estudo ao CIBA

   

         Na sexta-feira, dia 21 de novembro, tivemos uma manhã explêndida! Fomos visitar o Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota e fizemos uma viagem extraordinária  no tempo.A visita começou com a Filipa, guia do CIBA, a explicar os motivos por que aconteceu a batalha de Aljubarrota. De seguida fomos ver os vestígios da batalha, fragmentos de ossos que foram encontrados  por arqueólogos e que revelam os golpes que receberam. Também vimos réplicas de uma besta, um escudo, um capacete e uma espada. Até pudemos pegar-lhes!
Posteriormente fomos ver um fosso que está conservado dentro do CIBA. Não é tão fundo como o imaginavamos.
De imediato fomos assistir a um filme que retrata a batalha do dia 14 de agosto de 1385. O cenário era extraordinário! Parecia o campo da batalha, no dia a seguir. O filme era assustador, porque parecia mesmo a sério. Viam-se espadas a espetar corpos, a cortar cabeças, sangue a esguichar, muitos gritos e mortos!
         Felizmente, os portugueses, liderados por D. Nuno Álvares Pereira, tiveram uma boa estratégia e venceram a batalha, apesar de serem muito menos do que os castelhanos.
         Quando o filme terminou, a Filipa dividiu-nos em equipas e fomos para o campo onde decorreu a batalha fazer um jogo. O jogo foi muito divertido e fez-nos compreender a estratégia do Condestável de Portugal.
         A visita ao CIBA foi muito interessante e fabulosa!


Alunos do 4º ano do CEP





Sem comentários:

Enviar um comentário