terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Dia Mundial da Liberdade

Em Portugal o Dia da Liberdade comemora-se a 25 de abril, mas a data internacional para celebrar a liberdade é 23 de janeiro.
A liberdade é um direito de todos os seres humanos para realizarem as suas próprias escolhas, para traçarem o seu futuro e determinarem as suas opções de vida.



Mas atenção! - Liberdade não é fazer o que nos apetece, sem dar contas a ninguém. Devemos perceber os limites da liberdade individual, de forma a não contrariar a liberdade do outro. Como vivemos em sociedade torna-se impossível que cada um faça o que quer sem pensar nos outros, torna-se necessário respeitar as regras gerais que convêm a todos.
Da Declaração Universal dos Direitos Humanos destaco:
"Todos os homens nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade"  Artigo I da Declaração Universal dos Direitos Humanos
"Todo homem tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidas nesta Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento ou qualquer outra condição"  Artigo II da Declaração Universal dos Direitos Humanos



Liberdade

O poema é
A liberdade
Um poema não se
programa
Porém a disciplina
- Sílaba por sílaba -
O acompanha

Sílaba por sílaba
O poema emerge
- Como se os deuses o dessem
O fazemos


Sophia de M. B. Andresen



Sem comentários:

Enviar um comentário