terça-feira, 13 de dezembro de 2016

“Almofada com histórias - Cada corpo, um tesouro!”-Jardins de infância de Arrimal, Mendiga, São Bento e Serro Ventoso


No âmbito do subprojeto “Cada corpo, um tesouro” desenvolvido pelos Jardins de Infância de Arrimal, Mendiga, São Bento e Serro Ventoso, foram realizadas duas sessões de esclarecimento com a temática acima referida, nos dias 18 e 30 de novembro pelas 20.30h em Arrimal e São Bento.
Estas sessões foram  dinamizadas pelo professor bibliotecário Carlos Silva que contou histórias relacionadas com o tema em questão,  criando o ambiente propício às intervenções/ esclarecimentos  da psicóloga do Agrupamento, Dr.ª Joana Venda, que fez uma abordagem mais técnica dos assuntos abordados pelas histórias.

Os familiares  fizeram-se acompanhar de uma almofada para se sentarem no chão, num ambiente acolhedor preparado pelas educadoras; as crianças, para além da almofada, levavam já o seu pijama vestido.
O envolvimento dos Encarregados de Educação foi preponderante para o êxito desta atividade, tendo havido grande adesão. As opiniões manifestadas pelos pais em relação à mesma foram bastante positivas, permitiu aproximar pais, filhos e escola de uma forma diferente, reportando-nos ao mundo das histórias, do imaginário e da fantasia em que temas importantes na educação para a vida, podem ser abordados de uma forma lúdica.
A “Noite Mágica” aconteceu! Foi na verdade, um serão  muito agradável, familiar, calmo  “salpicado” de magia, risos, afetos e conselhos úteis. Foi  proposto aos pais assumirem o compromisso de um projeto educativo familiar, que consta apenas de três condições: todos os dias conversar, brincar, e ler com/para as crianças.
O compromisso foi aceite; resta agora não o esquecer e pô-lo em prática em cada dia!





Sem comentários:

Enviar um comentário