quinta-feira, 19 de abril de 2018

Violência



Texto de opinião

Violência

            A violência é um assunto que, cada vez mais e com mais frequência, surge nos jornais, na televisão ou até na rádio, o que nos deve alertar e preocupar.
            A violência é o pior caminho para resolver conflitos, sejam eles grandes ou pequenos, de maior ou menor importância. Para além da violência que surge, muitas vezes, através de mal-entendidos, existem muitos casos de violência tanto física como psicológica por parte de pessoas que se consideram superiores e praticam más ações contra indivíduos “mais fracos”, como é o caso do “bullying”.
            O recurso à violência e as pessoas que a praticam devem ser condenadas e punidas severamente. Em primeiro lugar, o recurso à força física é, na minha opinião, uma mostra de fraqueza por pessoas que não conseguem resolver os seus problemas de outra maneira. Em segundo lugar, é o pior caminho para o entendimento entre pessoas, porque estão demasiado exaltadas para chegar a algum consenso. Por fim, a violência viola a integridade física e moral dos outros indivíduos, deixando-os sempre debilitados.
            É muito importante não nos deixarmos levar pelos sentimentos e exaltações do momento quando nos surge algum problema, mantermos a calma, resolver o conflito através da comunicação e acima de tudo respeitar os outros. Se queremos ser respeitados, temos de respeitar os outros e isso passa por não recorrer à violência verbal e muito menos física.
            Em conclusão, o recurso à violência é condenável e é um ato de desrespeito para com as pessoas, que devemos evitar ao máximo, preservando o respeito e a boa comunicação entre todos. 

                                                            
Beatriz Monteiro, n.º 6, 9ºE




Sem comentários:

Enviar um comentário