quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Dia Internacional do Voluntariado


Comemora-se hoje, dia 5 de Dezembro, o Dia Internacional do Voluntariado, pelo que resolvemos fazer uma pesquisa para aprofundar os nossos conhecimentos sobre o assunto, relembrando, assim, a importância desta data.  
Reforçamos a ideia, que já tínhamos, de que o voluntariado abrange vários âmbitos, dos quais destacamos: Cultural | Ambiental | Científico | Cívico e Social. Claro que todos são necessários, mas cada pessoa deve procurar aquele com que mais se identifica e onde pode ser mais útil.
Sendo o voluntariado um ato de cidadania e numa época, em que milhares de pessoas arriscam a vida em busca de um lugar seguro para viver e, simultaneamente ao nosso lado, na nossa rua, há pessoas a necessitar de ajuda, é o voluntariado que toca a fragilidade humana, o mais importante e necessário.
O voluntariado pode fazer toda a diferença em situações de pessoas, que não têm ninguém que lhes dê a mão e que lhes prove que não estão sós. Ao fazer-lhes companhia, podemos levar um pouco de afeto , atenção, amor, juntamente com uma pacote de arroz ,massa, fraldas,...no fundo, contribuindo um pouco para a felicidade de outro alguém, promovendo a sua dignidade humana. Mais do que uma obrigação de ser solidário, o voluntário deseja tocar o coração dos mais necessitados, transformar o ato voluntário numa prática de transmissão de amor.
É importante dar, mas mais importante ainda, escutar, amar , acolher, dar-se ..
Felizmente, em Portugal temos assistido, ultimamente, a um aumento significativo das organizações que ajudam nas mais diversas áreas, com o respetivo aumento do número de voluntários, porque, para o voluntário, a indiferença magoa.
Os voluntários contribuem, através do seu testemunho, para a difusão de valores como: gratidão,  partilha, respeito, verdade, valores morais que são a base para uma sociedade mais equilibrada e tolerante.

ARRISCA, EXPERIMENTA O VOLUNTARIADO! AJUDA QUEM MAIS

NECESSITA DE TI.

Sem comentários:

Enviar um comentário