quarta-feira, 13 de maio de 2020

Alunos, encarregados de educação e docentes dão nota positiva ao Ensino @ Distância do Agrupamento de Escolas de Porto de Mós


Passadas duas semanas sobre o Ensino @ Distância no Agrupamento de Escolas de Porto de Mós, no âmbito da pandemia do COVID-19, a comunidade educativa foi auscultada de modo a identificar pontos fracos do processo com vista à sua melhoria. Globalmente, as opiniões foram muito positivas com índices de satisfação acima dos 75 % (níveis 4 e 5 numa escala de 5 níveis) em mais de três quartos das questões colocadas respeitantes à operacionalização do Plano do Agrupamento para o Ensino @ Distância.
Relativamente aos alunos que frequentam a Educação Pré-escolar, mais de 90 % dos encarregados de educação consideram-se bem informados sobre o Plano para o Ensino @ Distância do Agrupamento e têm em casa as condições necessárias para pôr em prática as atividades propostas pelas educadoras; o tempo necessário para realizar as tarefas ao longo da semana é considerado adequado por 85% dos inquiridos. Quanto à disponibilidade e ao apoio prestado pelas educadoras, a satisfação é quase total (95 %). Curiosamente, apesar de todas as taxas de satisfação estarem acima dos 85 %, quando inquiridos a fazer uma apreciação global da adaptação das crianças ao Ensino @ Distância, a taxa de aprovação é mais baixa, cerca de 74 %, o que poderá indicar que, apesar de as atividades estarem a decorrer de forma adequada, sente-se a falta da presença física da educadora.
Relativamente aos 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico, mais de 90 % dos alunos e encarregados de educação consideram-se bem informados sobre o Plano para o Ensino @ Distância do Agrupamento e cerca de 82 % afirmam que as plataformas tecnológicas utilizadas pelos professores permitem perceber bem os conteúdos educativos apresentados. A facilidade em contactar com os professores quando necessário, bem como as correções e explicações relativas aos trabalhos realizados pelos alunos recebem taxas de aprovação (níveis 4 e 5 numa escala de 5 níveis) entre os 79 e os 89 %. Um aspeto em que existe diferença entre as respostas dos alunos do 1.º e do 2.º Ciclo prende-se com o tempo necessário para realizar as tarefas semanais solicitadas pelos professores, e os prazos para a sua entrega, cujas taxas de satisfação são maiores no 1.º Ciclo (c. 84 %) do que no 2.º Ciclo (c. 72 %). Tal como na Educação Pré-escolar, quando solicitados a fazer uma apreciação global da adaptação dos alunos ao Ensino @ Distância, a taxa de aprovação é inferior à dos outros itens (c. 79 %) o que poderá também indicar que, apesar de as atividades estarem a decorrer de forma adequada, sente-se a falta da presença física dos professores.
Relativamente ao 3.º Ciclo do Ensino Básico e aos Cursos Científico-humanísticos do Ensino Secundário, os alunos consideram-se bem informados sobre o Plano para o Ensino @ Distância, embora o número seja maior no Secundário (94 %) do que no 3.º Ciclo (80 %); cerca de 80 %, dos alunos destes ciclos afirmam que as plataformas tecnológicas utilizadas pelos professores permitem perceber bem os conteúdos educativos apresentados e que conseguem realizar autonomamente as tarefas solicitadas pelos professores (sendo que, no Secundário, o grau de autonomia é maior com mais de 94 % dos alunos a não ter problemas com a realização das tarefas). A facilidade em contactar com os professores quando necessário também é elevada (80 % no 3.º Ciclo e 91 % no Secundário) bem como a aprovação do feedback dado pelos professores (c. 73 %); contudo, só 60 % dos alunos do Secundário consideram que o feedback dos professores lhes permite melhorar os seus conhecimentos enquanto que no 3.º Ciclo esse número é de 85 %. Um aspeto em que as taxas de satisfação nestes dois ciclos são inferiores às dos outros ciclos refere-se ao tempo necessário semanalmente para a realização das tarefas, e ao prazo para a sua entrega, que só recebem taxas de satisfação (níveis 4 e 5 numa escala de 5 níveis) entre os 47 e os 57 %. Globalmente, 70 % dos alunos do 3.º Ciclo afirmam que se adaptaram bem ao Ensino @ Distância enquanto que, no Secundário, esse número sobe para 80 %.
Os alunos dos Cursos Profissionais (Cursos de Educação e Formação do Ensino Básico e Cursos Profissionais do Ensino Secundário) são os que se mostram menos satisfeitos com o Ensino @ Distância com taxas de satisfação (níveis 4 e 5 numa escala de 5 níveis) mais baixas que os outros ciclos em quase todos os parâmetros; contudo, estes resultados poderão estar influenciados pelo baixo número de alunos que responderam ao questionário (apenas 15). O Conselho Pedagógico estará atento a esta particularidade nos próximos momentos de monitorização de modo a confirmar se tal é característico deste tipo de cursos ou se tem outros motivos; convém ainda referir que estes cursos abrangem cinco turmas das 124 do Agrupamento o que representa apenas quatro por cento do total de turmas.
Quanto aos docentes, avaliam também positivamente a maioria dos aspetos relacionados com o Ensino @ Distância mostrando taxas de satisfação (níveis 4 e 5 numa escala de 5 níveis) superiores a 80 % em dois terços das questões colocadas. Assim, consideram que o Agrupamento disponibilizou materiais de apoio e sessões de formação que contribuíram de forma decisiva para a sua adaptação ao processo de Ensino @ Distância (80 %), que as plataformas tecnológicas que utilizam permitem atingir devidamente os objetivos educativos pretendidos (88 %), que os alunos resolvem as tarefas distribuídas em linha com o que faziam quando o ensino era presencial (92 %) e que se adaptaram globalmente bem ao Ensino @ Distância (82 %). O único aspeto negativo apontado pelos docentes é o tempo necessário para operacionalizar todas as tarefas relacionadas com o Ensino @ Distância com 78 % a indicar que o tempo despendido é superior ao que necessitavam quando o ensino era presencial.
Embora não dependendo do Agrupamento de Escolas, mas com intuito de obter uma panorâmica da situação no concelho de Porto de Mós, os alunos e encarregados de educação foram inquiridos quanto aos equipamentos informáticos (computadores, tablets, telemóveis) que possuem no seu agregado familiar e quanto à velocidade de ligação à Internet. As maiores lacunas verificam-se no 1.º Ciclo e nos cursos profissionais; 70 % dos encarregados de educação de alunos do 1.º Ciclo, e 55 % dos alunos dos cursos profissionais, consideram que possuem no seu agregado familiar equipamentos informáticos suficientes para o Ensino @ Distancia. Na Educação Pré-escolar, o número de agregados familiares que afirmam ter os equipamentos necessários é ligeiramente superior (77 %) e, nos restantes ciclos, é bastante superior (85 % no 2.º Ciclo e 90 % no 3.º Ciclo e no Ensino Secundário). Já quanto à qualidade dos equipamentos existentes no agregado familiar, as apreciações são inferiores registando-se taxas de satisfação entre os 45 e os 72 %. Quanto à velocidade da ligação à Internet os graus de satisfação variam entre os 66 % e os 82 %. Também alguns docentes (32 %) se queixam de não terem equipamentos informáticos que permitam cumprir adequadamente as suas tarefas enquanto 38 % afirmam que a velocidade de acesso à Internet de que dispõem dificulta as tarefas.  
Note-se que no Agrupamento de Escolas de Porto de Mós foram identificados 234 alunos sem computador ou tablet que permitisse acompanhar devidamente as atividades de Ensino @ Distância tendo 93 deles recebido computadores portáteis ou tablets emprestados pelo Agrupamento; aguarda-se a entrega dos tablets adquiridos pelo Município  para responder aos restantes casos sendo que  uma parte destes alunos consegue acompanhar e realizar algumas atividades, nomeadamente a partir de telemóveis; nos casos mais problemáticos foram designados professores mentores para melhor acompanhar estes alunos .
Os dados utilizados para a  monitorização do plano de Ensino @ Distância  do Agrupamento foram recolhidos, entre outros, através questionários em linha a cerca de 320 alunos, incluindo também os respetivos encarregados de educação no caso dos alunos da Educação Pré-escolar e dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, correspondentes a cerca de 15 % da população escolar do Agrupamento de Escolas de Porto de Mós; foram também inquiridos 50 docentes, correspondentes a 20 % do corpo docente do Agrupamento.

Carlos Oliveira
Coordenador da Equipa de Monitorização do Plano E@D do AEPM

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