domingo, 13 de fevereiro de 2022

"No rasto do Cavaleiro Alado: a lenda de D. Fuas Roupinho"



A vida de D. Fuas Roupinho e a sua ligação a Porto de Mós e ao seu castelo, bem como lendas que lhe estão ligadas, nomeadamente a do Milagre da Nazaré, foram os temas de sessões destinadas às turmas do 2.º Ciclo da Escola Básica e Secundária de Mira de Aire, dinamizadas pelos alunos da turma 9.ºB da mesma escola, e também às turmas de 7.º ano da Escola Secundária de Porto de Mós, dinamizadas pela turma 9.ºC dessa escola.

Através destas sessões, os alunos mais novos ficaram a conhecer alguns pontos importantes (dos que são conhecidos) da vida de D. Fuas Roupinho, nomeadamente o seu papel na luta contra os mouros, em terra e no mar, ao serviço de D. Afonso Henriques, que lhe valeu o título de Alcaide de Porto de Mós. Iniciando por uma dramatização, seguida de momentos de leitura silenciosa e em voz alta, bem como de atividades lúdicas, incluindo uma caça ao tesouro, os alunos ficaram ainda a conhecer alguns aspetos lendários desta personagem.






Esta atividade foi concebida pela Biblioteca Escolar do Agrupamento no âmbito do tema anual do Plano de Atividades "O nosso património".

Sem comentários:

Enviar um comentário