domingo, 24 de abril de 2022

8.º ano em visita de estudo


Na passada quinta-feira, dia 21 de abril, os alunos do 8º Ano da Escola Secundária de Porto de Mós e da Escola Básica e Secundária de Mira de Aire realizaram uma visita de estudo a Lisboa, no âmbito de duas disciplinas: efetuaram uma visita guiada ao Pavilhão do Conhecimento, na área de Físico-Química, e assistiram à representação da peça Aquilo que os olhos veem ou o Adamastor, de Manuel António Pina, pela companhia de teatro Instantes D´Aplausos, no plano de Português. Os alunos do 8.ºC integraram também a disciplina de Inglês e elaboraram um Guião bilingue da visita (DAC).

A saída da Escola ocorreu pelas 08:15 horas e, às 10:00 horas, chegaram a Lisboa, para realizarem a visita ao Pavilhão do Conhecimento. Lá, observaram duas exposições: «Água – Uma Exposição sem Filtro», que desafia o visitante a assumir um compromisso pela água, explorando os contrastes entre a vida com e sem acesso a água, e Explora, com cinco áreas temáticas: Luz, Visão, Perceção, Ondas e Sistemas Complexos; cada módulo é uma autêntica obra de arte, constituindo-se como uma Visita virtual interativa .   




Às 12:30 horas, almoçaram no Parque das Nações e, às 14:00 horas, seguiram caminho em direção ao teatro para, às 14:30h, assistirem à peça. A mesma relata uma viagem mágica e emotiva, marcada pelo jogo contraditório entre o que se vê e aquilo em que se acredita. A história é relatada, em finais do primeiro quartel do século XVI, por uma personagem histórica, Mestre João - físico, astrólogo e conhecido cirurgião de D. Manuel. A ação narrada por Mestre João passa-se no mar, em 1501, no interior de uma nau da frota de Pedro Álvares Cabral, que o mesmo Mestre João acompanhara na sua viagem, primeiro, ao Brasil, e depois, pela rota de Vasco da Gama, à Índia. No fim, os alunos tiveram a oportunidade de colocar dúvidas sobre a peça aos atores da mesma.





Às 16:30h saíram da cidade e ainda houve tempo para uma paragem para o lanche.

O dia (maravilhoso) chegou ao fim, cumprindo-se o horário previsto de chegada à vila, às 18:30 horas.




Mariana Amaro, N.º 14 – 8.º C

 



Sem comentários:

Enviar um comentário