quinta-feira, 2 de junho de 2022

Texto de opinião – Direitos humanos

 


 Passaram setenta e quatro anos desde que foi proclamada a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Esta declaração tinha como objetivo garantir a paz e a segurança em todas as nações. Atualmente, um dos problemas mais graves ao nível mundial é o dos refugiados. Milhares de pessoas veem-se obrigadas a abandonar o seu país por razões económicas, políticas e até ambientais.

De facto, a falta de oportunidades, agravada por regimes ditatoriais que oprimem aqueles que discordam das suas ideias, leva muitos a arriscarem a travessia do Mediterrâneo, por exemplo, em direção à Europa.

No artigo 13.º da Declaração dos Direitos Humanos, diz-se que todas as pessoas têm o direito de abandonar o país em que se encontram, incluindo o seu, e o direito de regressar.

É lamentável que tantos milhares de pessoas acabem por morrer no mar depois de terem sido pagas elevadas quantias a traficantes, na esperança de chegarem a países onde consigam ter um mínimo de condições de vida. É o caso de muitos refugiados sírios que desejam chegar à Grécia, à Itália, à Alemanha… A Europa devia adotar medidas concretas para evidenciar que tragédias como aquelas que se têm verificado não se repitam no futuro. O direito à alimentação, ao vestuário, ao alojamento e à saúde são direitos fundamentais de todo o ser humano.

Muitas vezes, nem nos apercebemos de que muitos não veem respeitados esses direitos básicos.

Todos nós temos mais que o suficiente, mas os refugiados arriscam a sua vida para terem o indispensável.

 

Tiago Bartolomeu 11.ºA n.º 26


Sem comentários:

Enviar um comentário