quarta-feira, 19 de outubro de 2022

Outubro Rosa: mês de prevenção do cancro da mama

 


13 de outubro: Dia Mundial do Cancro da Mama Metastático

15 de outubro: Dia da Saúde da Mama

30 de outubro: Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama

 

O movimento “Outubro Rosa” (Pink October) surgiu nos Estados Unidos da América, na década de 90, com o intuito de sensibilizar a sociedade para a luta contra o cancro da mama, nomeadamente para a importância da prevenção e diagnóstico precoce, do rastreio organizado, de melhores tratamentos, do aumento do financiamento para a investigação na área, etc.

A Europa Donna (ED), Coligação Europeia Contra o Cancro da Mama, é uma organização independente, sem fins lucrativos, cujos membros filiados são organizações de países de toda a Europa. Em Portugal, a ED é representada e desenvolve a sua atividade através da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), a qual, aliada ao Movimento “Vencer e Viver”, tem promovido o projeto “Outubro Rosa”.

“Vencer e Viver” é uma ação de entreajuda que visa o apoio a todos os doentes, familiares e amigos desde o momento em que é diagnosticado um cancro da mama. Este movimento baseia-se no contacto pessoal entre o paciente e um voluntário que vivenciou uma situação semelhante.

O cancro da mama é um problema de saúde pública, sendo o cancro mais frequente em todo o mundo.

De acordo com os dados da LPCC, em Portugal, surgem mais de 6000 novos casos de cancro da mama por ano. Apesar de ser mais recorrente nas mulheres, cerca de 1 em cada 100 cancros da mama desenvolve-se no homem.

Embora não sejam conhecidas as causas exatas do cancro da mama, existem múltiplos fatores de risco, tais como:

Ø  Idade (80% ocorre em mulheres com mais de 50 anos);

Ø  Mulher que tenha tido cancro numa mama tem maior risco de ter esta doença na outra;

Ø  Alterações em determinados genes (transmissão hereditária) estão na origem de 5 a 10% dos casos;

Ø  Excesso de peso, consumo de álcool e hábitos tabágicos;

Ø  Primeira menstruação antes dos 12 anos e menopausa tardia (após os 55 anos).

A prevenção e diagnóstico precoce são fundamentais para o aumento da sobrevivência e manutenção da qualidade de vida dos doentes.  

O rastreio de cancro da mama é uma atividade de medicina preventiva, de base comunitária, através da qual se pretende o diagnóstico precoce, encontrando tumores bastante pequenos, muitas vezes não palpáveis e só observáveis em mamografia ou ecografia ou em fase evolutiva não invasiva permitindo, assim, tratamentos menos mutilantes (cirurgia conservadora), menos traumatizantes e uma sobrevida livre da doença.


Para mais informações sobre o rastreio de cancro de mama gratuito promovido pela LPCC consulte:

https://www.ligacontracancro.pt/

Mariana Fonseca, 12ºB


Sem comentários:

Enviar um comentário