terça-feira, 10 de janeiro de 2023

Vantagens da leitura

 



A leitura é uma atividade muito enriquecedora, que prova ter diversas vantagens, tais como:

  1.Estimular a criatividade: as histórias relatadas nos livros apresentam diferentes cenários dependendo do estilo do autor. Os ambientes, as personagens e os objetos são descritos ao pormenor. Para entrar nestes universos, o leitor precisa de recriar as imagens e as cenas na sua mente, exercitando o cérebro.

 2. Melhorar a concentração e a memorização: as funções cognitivas, como a memória e a concentração, também são bastante trabalhadas enquanto lemos. Ler é um importante treino para a atenção e um recurso eficaz para treinar a concentração, especialmente quando lemos em ambientes mais movimentados, onde precisamos de nos esforçar para manter o foco sem nos distrairmos.

 3. Enriquecer o vocabulário e os conhecimentos gerais: ao ler um livro, deparamo-nos com inúmeras palavras novas, algumas até bastante “requintadas” e pouco utilizadas no dia-a-dia dependendo do estilo literário. Além do conhecimento verbal, o leitor também expande o seu conhecimento geral.

Concluindo, a leitura estimula o cérebro de diversas maneiras e, segundo estudos, pode ser uma forma de proteger a mente contra o surgimento de doenças neuro degenerativas e “atrasar” sintomas de doenças como demência e Alzheimer.

 Sugestões de leitura:

https://www.fnac.pt/8-livros-que-todos-os-adolescentes-precisam-de-ler/cp1197/w-4

Constança Santo e Margarida Vala Pereira 



Sem comentários:

Enviar um comentário