segunda-feira, 5 de junho de 2023

As Artes, a Educação Visual e as Artes Visuais da ESPM por terras de Salamanca



Nos dias 19 e 20 de maio, sexta-feira e sábado, respetivamente, alunos da disciplina de Artes, das turmas 9ºB e 9ºC e Educação Visual, do 9.ºA, bem como da turma 11º B (Curso Científico-Humanístico de Artes Visuais) da Escola Secundária de Porto de Mós efetuaram uma visita de estudo à cidade de Salamanca, Espanha, com as seguintes professoras acompanhantes: Helena Clara Coelho, Graça Manaia, Cristina Flores e Vitória Monteiro.


                                                                                9.º A 


                                                                             9.º B


                                                                            9.º C

Salamanca, o nosso destino, é Cidade Património da Humanidade e foi a Capital Europeia da Cultura em 2002, conta com 160.000 habitantes e apresenta uma numerosa população estudantil (cerca de 35.000). A sua Universidade, fundada em 1218, é a mais antiga de Espanha e uma das primeiras da Europa.

Todas as turmas deixaram a vila de Porto de Mós pelas 6 horas. A primeira paragem, para pequeno-almoço e casas de banho, foi feita na estação de serviço, perto da barragem da Aguieira. Seguidamente, tomamos a direção até Vilar Formoso, para uma nova paragem. Finalmente, já em Espanha, almoçámos, em grupo, em Ciudad-Rodrigo, entre as 12 e as 13 horas (hora espanhola) e aproveitamos para nos divertirmos.

Chegamos ao centro da cidade salamantina por volta das 15 horas e dirigimo-  -nos, em grupos, alternadamente, à Catedral Nova, que alberga a Catedral Velha e o Museu Catedralicio, que apresenta pinturas e esculturas dos séculos XV, XVI e XVII. A sua grandiosidade mostra uma instituição triunfadora, uma das últimas catedrais góticas de Espanha, tendo sido construída em 1513. Seguiu-se uma visita guiada ao Museu Casa Lis, localizado numa antiga mansão modernista, que apresenta coleções de artes decorativas do movimento Art Nouveux e, além disso, expõe coleções de bonecas de porcelana, uma das mais importantes do mundo.




Por volta das 19:20 horas, instalamo-nos no Hotel Doña Brígida – Salamanca Forum **** e, às 20.15 horas, foi servido o jantar, no Hotel. Seguidamente, deslocamo-nos de autocarro até ao centro da cidade e tivemos a oportunidade de visitar a Plaza Mayor, à noite, onde dispusemos de 30 minutos livres para a apreciar. Regressamos ao alojamento para passar a noite. E assim passou o primeiro grande dia!


O dia seguinte começou às 8 horas, com o delicioso pequeno-almoço, no hotel. Logo após, dirigimo-nos de autocarro até ao centro da cidade. Visitamos, em grupo, a Porta da Universidade, à descoberta da ‘Rana´ da sorte. Posteriormente, dividimo-nos em pequenos grupos, para a visita ao “Cielo de Salamanca”, trata-se de uma representação destinada ao ensino da Astrologia, onde aparecem representados o Sol, Mercúrio, algumas constelações e os signos do zodíaco. Nos mesmos grupos, realizamos uma atividade pela cidade, em busca de pequenos elementos nos principais monumentos, até às 12 horas.



O almoço foi à escolha dos alunos pela cidade e ainda tivemos também tempo para comprar lembranças. Por volta das 14 horas, abandonamos Salamanca e, em direção a Portugal, fizemos duas paragens.

Os dias (incríveis) chegaram ao fim, com a chegada à vila às 19:30 horas.

Sem comentários:

Enviar um comentário