quarta-feira, 18 de abril de 2012

EB2 Dr. Manuel de Oliveira Perpétua


     Clube de História
   O interesse dos pais pela escola, manifesta-se também pela vontade de colaborar nas atividades do Plano Anual de Atividades. Neste caso, a mãe do aluno Pedro Batista, do 5ºB, Susana Sabatini colaborou nas atividades dinamizadas pelo Clube de História, mais especificamente, na oficina de pintura de camisolas com o rosto de figuras da História de Portugal, ensinando aos elementos presentes  a arte de pintar sobre tecido. Foi um momento diferente e de partilha, vivido com entusiasmo por todos.




DIA DA MATEMÁTICA

               No último dia de aulas do 1º período, dia 16 de Dezembro de 2011, celebrámos o Dia da Matemática, na nossa escola, EB2 Dr. Manuel de Oliveira Perpétua.

                
          Nesse dia, em vez de aulas normais, todas as turmas tiveram oportunidade de participar em várias atividades que decorreram nalgumas salas, como: jogos de matemática no computador, jogos de tabuleiro, construção de tangrans, decoração de uma árvore de natal com estrelas feitas pelos alunos, visionamento do filme “Donald no país da Matemágica” e decoração de sólidos geométricos gigantes no átrio da escola.
           Uma das atividades realizadas com mais impacto foi a palestra “Importância da Matemática”, dinamizada pelos nossos colegas do ensino secundário do nosso Agrupamento, sobre a importância da Matemática, o que fazer para ter boas notas e despertar o gosto pela disciplina. No final, os alunos da nossa escola tiveram oportunidade de colocar questões aos alunos mais velhos.
Os alunos do quinto ano expuseram cartazes que fizeram sobre “Os Conselhos do Matemático Prudente” e sobre a “História dos Números”.
Foram também feitas duas exposições de trabalhos realizados pelos alunos: “Os Tangrans”, feitos pelos alunos do 6º ano, e “A Festa dos Sólidos”, com construções feitas pelos alunos do 5º ano. Todos os alunos da escola tiveram oportunidade de votar o melhor tangran e a melhor construção.
A colaboração dos pais para os trabalhos da “Festa dos Sólidos” foi muito importante e contribuiu para uma exposição recheada de imaginação e criatividade.
Todas as atividades foram dinamizadas pelas professoras de Matemática da nossa escola.



Foi um dia diferente, do qual gostámos imenso e que gostaríamos de repetir no futuro!
Margarida Carreira, Nº 12, 5ºF
Margarida Laranjeiro, Nº 11, 5ºF













Dia dos Namorados

    No dia 14 de Fevereiro , a Biblioteca organizou  uma exposição e um concurso alusivos ao Dia dos Namorados com cartões elaborados em EVT.  Nesses cartões, constavam frases, poesias e quadras escritas na disciplina de  Língua Portuguesa. Na aula de E.V.T., os alunos aproveitaram para desenhar e pintar esses trabalhos. A disciplina de inglês também organizou uma exposição no átrio da escola com corações decorados. Durante a hora do almoço, os alunos puderam visualizar o filme “O Gato das Botas”. No último bloco da tarde, o Cupido foi entregar a correspondência às salas, dentro de um coração vermelho. Foi um dia alegre e cheio de amor…



















Visita de estudo


  
  No dia nove  de fevereiro, os alunos do 5º ano, foram a Lisboa para assistir à peça de Teatro “A Giselle`” e visitar  as ruínas de um antigo Teatro Romano. Partimos da escola às 8.30 e dirigimo-nos logo para Lisboa. Quando chegamos lá fomos buscar o lanche para comermos junto da porta do museu. Depois fomos visitar o museu e de seguida o teatro romano. Cada grupo teve um guia para informar e explicar como viviam os romanos. Assim pudemos ver os vomitórios, colunas, vasos, estátuas...   Com a nossa guia, aprendemos alguns nomes em latim :  “cavia”,nome que se dá às bancadas; à primeira bancada dá-se o nome de “imã cavia” ,que era  o lugar onde se sentavam os cidadãos romanos. E ainda ficamos a saber que na segunda bancada sentavam-se os homens  livres e que se designava de “média cávia” e numa outra bancada sentavam-se os escravos.
   No teatro pudemos assistir a um  bailado que contava  a história de uma personagem chamada  Giselle  que adorava dançar . No fim , a história teve um final feliz.
De seguida , fomos lanchar e quando terminamos  regressamos a  Porto de Mós.
  Foi um dia inesquecível !






















Encontro com o escritor Rui Matos

  

No dia seis de Março, esteve presente no ginásio da escola, o escritor Rui Matos para dar duas sessões aos alunos dos quintos e sextos anos. Estes alunos estiveram envolvidos nas seguintes atividades: exploração de algumas obras do autor e exposição alusiva às obras do mesmo. Na abertura  da sessão, uma aluna do 5º ano, leu  a biografia do escritor e  outros alunos cantaram uma canção  em articulação com a disciplina de Educação Musical. Estas atividades implicaram  a leitura  e exploração de obras do autor, como por exemplo: Rafa no Castelo de Leiria. Os alunos colocaram perguntas ao escritor sobre a vida dele e as obras que escreveu. No final, alguns meninos tiveram a oportunidade de  comprar alguns  livros do escritor e de pedir  um autógrafo . A atividade foi do agrado de todos.


































Sem comentários:

Enviar um comentário