quinta-feira, 29 de outubro de 2015

A Revolução Republicana – 5 de Outubro 1910


O grupo da Área Disciplinar de História e Geografia de Portugal, organizou uma exposição de trabalhos em cartolina, no âmbito  da comemoração dos “Dias com História”, intitulada: O 5 de Outubro e a Restauração da Independência.
A revolução republicana iniciou-se em Lisboa na madrugada do dia 4 de Outubro de 1910. O movimento revolucionário partiu de pequenos grupos de conspirações: membros do exército e da marinha (oficiais e sargentos) alguns dirigentes civis e grande número de populares armados.
Na manhã de 5 de Outubro de 1910, José Relvas e outros membros do Diretório do Partido Republicano Português, à varanda da cada Câmara Municipal de Lisboa e perante milhares de pessoas proclamaram a República.
No mesmo dia, o rei D. Manuel II e a família real embarcaram na praia da Ericeira com destino a Gibraltar. O último rei de Portugal seguiu depois para o exílio na Inglaterra.
Terminou a Monarquia em Portugal e iniciou-se a República. A primeira República durou 16 anos, sendo o primeiro Governo Provisório, presidido pelo Dr. Teófilo Braga. Em 1911 foi aprovada a 1ª Constituição Republicana e eleito o Primeiro Presidente da República Dr. Manuel de Arriaga.



Sem comentários:

Enviar um comentário