quinta-feira, 1 de outubro de 2015

4 de setembro de 2015 - Um dia em cheio...



No passado dia 4 de setembro, a Direção do Agrupamento promoveu um roteiro histórico, cultural e natural pelo concelho, como forma de marcar o início de um novo ano letivo, acolhendo os novos docentes e fomentando o convívio entre professores. Esta iniciativa contou com o apoio de diversas instituições públicas e privadas que gentilmente receberam os professores e lhes deram a conhecer as variadas riquezas do património municipal.
Com partida de Porto de Mós, logo pela manhã, o grupo dirigiu-se ao Juncal, onde visitou a igreja de S. Miguel, a cestaria Juncal e a fábrica de azulejaria artística “Azul e Vermelho”.








 De seguida, partiu-se à descoberta da Batalha de Aljubarrota com a visita ao Centro de Interpretação e à capela de S. Jorge.



 Rumo à natureza,  contemplaram-se as Lagoas do Arrimal, a entrada das Minas de Carvão da Bezerra e a beleza estonteante da Fórnea, observada do miradouro do Chão das Pias. 
















A fome apertava… saciou-se o estômago, já em Mira de Aire, no restaurante “Sabores Únicos”, e deleitou-se o espírito com a atuação de alguns elementos do Rancho Folclórico desta vila. Sendo esta uma terra de referência nacional em termos de riqueza geológica, inevitavelmente, seguiu-se uma visita às Grutas de Mira de Aire, uma das Sete Maravilhas Naturais de Portugal. A finalizar, percorreram-se brevemente as pedras da calçada romana do Alqueidão da Serra. De regresso a Porto de Mós, vislumbraram-se, ao longe, as belas torres do castelo, por cujo encanto de uma visita  se anseia numa próxima oportunidade.










Sem comentários:

Enviar um comentário