sábado, 4 de julho de 2020

SUSTENTABILIDADE NO CONCELHO DE PORTO DE MÓS




     A sustentabilidade é hoje algo com que nos devemos preocupar no nosso dia a dia. Cabe a cada um de nós repensar as escolhas que faz, alterar comportamentos, mudar estilos de vida…,  rumo a um futuro melhor, mais equilibrado, que respeite a diversidade e a estabilidade entre o homem e a natureza. Ser sustentável significa cuidar da nossa casa: a Terra.

     Nesse sentido, e no âmbito da componente curricular Cidadania e Desenvolvimento e da temática “Desenvolvimento sustentável”, programámos uma entrevista à responsável pelo pelouro da Educação no nosso concelho, a Vereadora Telma Cruz, que logo se prontificou a colaborar neste nosso projeto. A quem, aproveitando o ensejo, endereçamos o nosso profundo agradecimento.  De seguida, transcrevemos a referida entrevista.
Nós - Quais são, atualmente, os desafios mais prementes em matéria da sustentabilidade, para o concelho de Porto de Mós?
Prof.ª Telma - Sustentabilidade Ambiental define a forma como o ser humano atua na utilização dos bens naturais, define estratégias e apresenta soluções para as suas necessidades e dos outros, de forma que não agrida o meio natural e garanta a utilização do mesmo em gerações futuras.
Os principais desafios colocam-se ao nível da exigência de escolhas inovadoras e de novas formas de pensar e de agir. O desenvolvimento do conhecimento e da tecnologia contribui para o crescimento económico mas também contribui para solucionar danos e minimizar os riscos que esse crescimento traz à sustentabilidade das relações sociais e do meio ambiente.
Com o desígnio de melhorar continuamente a atividade e os domínios de intervenção, em matéria de ambiente, há a necessidade de assegurar, através de um trabalho concertado, sistemático e rigoroso, o desenvolvimento ambiental sustentado, sem descurar as componentes económicas e social, apostando na sensibilização, formação e educação para as questões relacionadas com a preservação do Ambiente, promovendo a adoção de atitudes ambientalmente mais corretas que contribuam para o desenvolvimento sustentado e assim, para a melhoria da qualidade de vida da população.
O cumprimento de metas progressivamente mais ambiciosas, assim como o envolvimento ativo de todos nos variados projetos, programas, objetivos e metas ambientais, potencia a promoção dos valores ambientais locais, na melhoria da qualidade de vida das populações e na sustentabilidade ambiental.
Os desafios mais prementes no Concelho de Porto de Mós versam essencialmente sobre a proteção dos recursos hídricos e sobre a valorização, preservação e utilização do património natural. Porto de Mós é um concelho riquíssimo nesta matéria. Em termos hídricos, grande parte do Concelho encontra-se em pleno Maciço Calcário Estremenho, sendo este considerado pelos especialistas nesta matéria, como a maior reserva de água doce da Península Ibérica. Importa referir que a geologia deste Maciço se assemelha a um queijo suíço, cheio de cavernas e galerias, e, como tal, importa garantir que à superfície não ocorrem contaminações que ponham em causa a qualidade da água subterrânea.
Sendo Porto de Mós um concelho integrado na Área Protegida das Serra de Aire e Candeeiros, em cerca de 80%, apresenta um património natural, que nos destaca de outros territórios, e que tem atraído cada vez mais visitantes em larga escala. É certamente um desafio que o Município tem entre mãos, garantir que o turismo de natureza, cada vez mais em voga, contribua para o desenvolvimento económico e social do concelho, mas que consiga coabitar com os valores naturais, cuja salvaguarda, preservação e conservação assumem agora um papel preponderante nesta cadeia.
Nós- Que ações é que o município tem desenvolvido, junto dos seus munícipes, em matéria da sustentabilidade?
Prof.ª Telma- O Município, empenhado que está nestas matérias, definiu este tema “Sustentabilidade Ambiental” como tema do Projeto Educativo Municipal para o corrente ano letivo, 2019/2020, com um conjunto de iniciativas e ações junto da comunidade educativa e da comunidade em geral que visam essencialmente a proteção e preservação do meio ambiente.
Temos efetuado um investimento significativo em diversas áreas. Em particular, destacamos o investimento em termos de recursos hídricos. Os investimentos prendem-se com a cobertura integral do Concelho com rede de abastecimento de água, na renovação/reparação/ substituição das infraestruturas de água, contribuindo assim para a redução das perdas de água. Além disto e pelas razões referidas no ponto anterior, estão a decorrer várias obras de saneamento, como forma de encaminhamento e tratamento das águas residuais, de modo a gradualmente serem anuladas as fossas sépticas, que muitas vezes não cumprem os objetivos para que foram construídas.
Temos sensibilizado os Munícipes para importância na ligação, através de medidas facilitadoras destas ligações, como o pagamento faseado dos respetivos ramais de ligação.
       Continuamos a desenvolver junto das camadas mais jovens, mas também junto da comunidade, campanhas que visam a prevenção, separação e redução de resíduos, sustentadas numa rede de ecopontos e contentores, tendo este ano inclusive instalado conjuntos de ecopontos em todas as escolas do Concelho.
Contamos ainda com uma rede de parceiros, que em estreita articulação tem trabalhado com o Município nestas matérias, onde a escola se enquadra.
Nós- Que sugestões daria aos jovens para se tornarem uma geração mais sustentável?
Prof.ª Telma- Mais que falar de poupança de água, de reciclagem ou de qualquer outra coisa, consideramos que o mais importante é o respeito, respeito por eles, pelo próximo e pelo meio que nos rodeia.
Se aprendermos a respeitar o ambiente e se pensarmos que ele terá que ter condições para que as gerações futuras possam usufruir do melhor que o Planeta Terra tem para nos oferecer, certamente estaremos conscientes de que as medidas de que tanto se falam, têm mesmo que ser cumpridas.
Hoje, cada vez mais, vivemos o tempo do descartável, em que a maior parte das coisas não são reutilizadas. Por isso, sob pena de o planeta deixar de ser sustentável, sob pena de o planeta deixar de ter capacidade de resistência e resiliência, vamos ter de mudar as nossas mentalidades, os nossos hábitos e os nossos usos.
O respeito começa em cada um de nós!
A Vereadora da Educação, Ação Social, Saúde e Juventude, Prof.ª Telma Cruz

Alexandre Almeida, Francisco Trindade, João Fonseca e Filipa Santiago 11.ºA.

     

Sem comentários:

Enviar um comentário