sábado, 4 de julho de 2020

Trabalho de cidadania – Interculturalidade


À Descoberta dos Sabores Multiculturais


No passado dia 4 de março de 2020, foi realizada na turma do 11ºA da ESPM, na aula de Português, uma atividade no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, cujo tema foi a Interculturalidade.
     A atividade consistiu num Concurso Gastronómico, no qual foram postos à prova três grupos de alunos (os Menos, os Badoxis e os Pussys – nomes escolhidos pelos participantes) e as suas capacidades de gustação.
     Preparam-se previamente 8 pratos típicos de 8 países diferentes (Bélgica, México, Brasil, África do Sul, Japão, Itália, Espanha e Angola).
     À vez, foi vendado um elemento de cada grupo, que tinha como objetivo descobrir o que lhe era dado a provar. Enquanto isso, a restante equipa, que não deveria comunicar com o colega, tentava adivinhar o país de onde a comida era oriunda. Caso acertassem o nome do prato, adquiriam 1 ponto e, se acertassem o país, somavam 2 pontos à sua classificação. No final das 8 rondas, devido a um empate entre os Pussys e os Badoxis, com 15 pontos, organizou-se uma ronda bónus em que a partir do tato e do olfato tiveram que adivinhar o ingrediente secreto – chouriça. Em tempo recorde, os Pussys “levaram a taça” para casa.


     No final da atividade, concluímos que todos os participantes gostaram da mesma, uma vez que aderiram de imediato com entusiasmo e tiveram novas experiências gastronómicas. Tal pode-se confirmar pelas palavras de um dos participantes, Mariana Durão,- “Acho que foi uma forma superdivertida e dinâmica de abordar o tema da interculturalidade. Sem dúvida que a comida é uma das coisas que mais difere de país para país e esta atividade permitiu verificar isso mesmo.”.
               Margarida Santos | Mariana Ferreira | Rafaela Santo | Sara Cordeiro | 11ºA

Sem comentários:

Enviar um comentário