segunda-feira, 11 de março de 2013

Poetas Portugueses





António Gedeão é o pseudónimo do poeta Rómulo Vasco da Gama de Carvalho, nasceu a 24 de Novembro de 1906, em Lisboa; e faleceu a 19 de Fevereiro de 1997. O dia do seu aniversário é também o dia Nacional da Cultura Cientifica.

Rómulo foi um químico, professor de Físico-química, pedagogo, investigador, divulgador e poeta, em que os seus mais célebres poemas são: Pedra Filosofal e Lagrimas de Preta.

Rómulo vivia com as suas irmãs, em que o seu ambiente familiar era tranquilo, marcado pela sua mãe que foi também quem o influenciou na decisão para a sua vida. A sua mãe tinha uma grande paixão pela literatura, e através dos livros comprados em fascículos ou vendidos semanalmente, transmitiu ao seu filho esta paixão pela Literatura.

Aos 5 anos, este escreve os primeiros poemas e aos 10 quer completar “Os Lusíadas”.

Apesar de ao longo dos anos o seu interesse pela Literatura tenha aumentado, Rómulo ao entrar na Universidade escolhe a área das Ciências e, assim se torna químico e professor de Físico-química. Contudo, as letras não são esquecidas até que mais tarde surge António Gedeão (pseudónimo).

Por não esquecer as letras, este, escreve poemas mas pensa que não são uteis e por esse motivo prefere destrui-los e não os publicar. Só em 1956, depois de ter participado num concurso é que publica o seu primeiro livro de poemas, Movimentos Perpétuos, mas com o seu pseudónimo, António Gedeão, e assim continuou no anonimato.

O livro é reconhecido e aceite pela sociedade, Rómulo mais tarde aventura-se também pelo teatro, e consequentemente pelo ensaio e pela ficção.
 
Obras de António Gedeão
Ø  1956 – Movimentos Perpétuos (Pedra Filosofal)
Ø  1958 – Publica “Teatros do Mundo”
Ø  1959 – Publica o poema Declaração de Amor
Ø  1961 – Publica “Maquina de Fogo” (Lagrima de Preta)
Ø  1964 – Publica “Poesias Completas” (mas só com o poema “Poema para Galileu”)  
Ø  1967 –Lança “Linhas Completas”
Ø  1968Publica o livro “Poesias Completas"




Diana Bernardo nº5 10ºC

Sem comentários:

Enviar um comentário