sexta-feira, 15 de abril de 2016

Dia Internacional da Proteção Civil


No dia 1 de março os alunos do 11ºAno do Curso Profissional Técnico de Proteção Civil comemoraram, na Escola Secundária de Porto de Mós, o dia internacional da Proteção Civil.
Para as comemorações foram convidados a estar presentes vários agentes da proteção civil. Os alunos participantes (9ºano) e os promotores (CPB2) tiveram, no início da manhã e da tarde uma sessão de esclarecimento sobre as atividades e funções exercidas pelos diferentes agentes.
A GNR (Guarda Nacional Republicana) fez-se representar pelo comandante Avelino em conjunto com outros dois agentes que alertaram os presentes para a importância de respeitar as normas de segurança rodoviária e, outras em geral. O GIPS (Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro), sediado em Alcaria, fez-se representar pelo comandante Rui Teixeira que alertou para a importância da limpeza da faixa de gestão de combustível em torno das áreas habitacionais, com vista á prevenção dos incêndios. Os Sapadores Florestais, em representação da divisão camarária de Proteção Civil, elucidaram os presentes acerca das suas funções e efetuaram a demonstração dos materiais existentes nos seus veículos.
Na sala preparada para a realização da sessão com os agentes, existiam atividades lúdicas alusivas à proteção civil. Essas atividades foram preparadas pelos alunos promotores nas aulas técnicas do curso.
Os alunos do 9º ano foram divididos em grupos para realizarem um peddy-paper pela vila, preparado pelos alunos da turma CPB2. Nessa atividade, para além de perguntas alusivas à proteção civil, de conhecimento geral, realizaram manobras de SBV (Suporte básico de Vida), com a colaboração dos bombeiros de Porto de Mós que culminaram com a realização de rappel na torre dos bombeiros. Os alunos do 12ºano do Curso Profissional Técnico de Multimédia foram responsáveis pela reportagem fotográfica.
Em suma, o dia 1 de março foi bastante preenchido e diferente e as atividades realizadas proporcionaram uma maior informação da comunidade escolar acerca da função dos vários agentes da Proteção Civil. 
 
 




Sem comentários:

Enviar um comentário