quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, um dia verdadeiramente especial!


No dia 4 de dezembro, comemorou-se, na Escola Secundária Porto de Mós, um dia muito especial com atividades alusivas ao tema da deficiência. Este ano, contámos com a presença da Professora de Geografia, Paula Melícias, que nos deu a conhecer o seu amigo Bold, um do labrador preto, que pelo seu carácter dócil, cativou desde logo a atenção dos alunos que iam passando pelo Centro de Atividades Inclusivas a funcionar na sala 21.
Pelas 12h40, a professora Paula falou do seu fiel amigo de 7 meses e de como funciona um lar de acolhimento. Referiu que o principal objetivo destas famílias é o de socializar o jovem cão, ou seja, ele terá de aprender hábitos de higiene, perder pequenos vícios e acostumar-se a circular em todos os espaços onde, mais tarde, acompanhará uma pessoa cega. Terá ainda que começar a interiorizar ordens simples pois quando completar um ano, o Bold será educado numa escola de treino para Cães-Guia, aprendendo, assim, a conduzir o seu futuro dono em segurança. 

Além desta visita especial, os alunos ainda foram convidados pelas docentes de Educação Especial a verem o pequeno filme “O Circo Borboleta”, com a participação do conhecido Nick Vujicic. Esta história serviu para sensibilizar os nossos alunos para o facto da deficiência não ser sinónimo de incapacidade total ou de anulação da pessoa como ser humano. No filme, os excluídos da sociedade são as estrelas deste circo que pela sua coragem e determinação, ultrapassam as suas dificuldades e combatem a discriminação.














Carla Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário