sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Episódio 2 - Centro da vila de Porto de Mós


Na continuação da nossa redescoberta do património de Porto de Mós, fomos até à zona histórica da vila sede deste Concelho. Aí deparámo-nos com três belos exemplares da sua arquitetura: a igreja de S. João Batista; a casa dos Gorjões e o edifício da Câmara Municipal. 




Entrámos na igreja de S. João por um pórtico românico, que chamou a nossa atenção pela sua beleza. Já no interior da igreja, a nossa curiosidade recaiu na pia batismal, de finais do século XVI, feita em pedra, com taça modelada em gomos. Também verificámos que a igreja em abóbada de berço, apresenta um altar em talha dourada. Reparámos, ainda, no interior da igreja, numa imagem de Nossa Senhora da Piedade, de princípios do século XVI. 








 




Ao sair da igreja de S.João, do lado esquerdo, encontra-se a casa da família Gorjão, que é um belo exemplar das construções do século XVII. Esta casa, de estilo senhorial urbano, tem uma janela de sacada encimada por um brasão de armas. Não pudemos visitar este edifício por dentro, pois, atualmente, é a sede de alguns serviços camarários (Pelouros da Educação, Ação Social e Juventude e Cultura) e estava fechado, por ser hora do almoço.








Dirigimo-nos, em seguida, à Câmara Municipal, que também se encontrava fechada, por não ser hora de expediente, e desfrutámos da bela paisagem que daí se consegue ter: o castelo, em cima, sobranceiro, impõe-se sobre um emaranhado de casas e ruas, que se dispõem harmoniosamente ao longo da colina e desembocam nesta praça do Município; a imponente serra de Aire na nossa frente e, por fim, na própria praça, descobrimos os brasões da todas as freguesias do Concelho.












































Fotos de Mariana Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário