segunda-feira, 11 de março de 2019

Dia Europeu das Vítimas do Terrorismo



No dia 11 de março de 2004 o mundo “acordou” assustado… a cidade de Madrid, mais concretamente na estação de Atocha explodiram dez bombas em quatro comboios. 191 pessoas morreram na altura, milhares ficaram feridas, com maior ou menor gravidade. Os principais autores dos atentados suicidaram-se, um mês depois, no apartamento do bairro madrileno de Leganés em que estavam escondidos desde o ataque.
Este dia foi proclamado o Dia Europeu das Vítimas do Terrorismo numa homenagem a todos os que perderam a vida, familiares ou amigos, em ataques terroristas.
A eurodeputada espanhola Teresa Jiménez-Becerril afirmou que "A voz e as memórias das vítimas são a melhor arma para combater o terrorismo. Os terroristas querem o nosso silêncio, para que a sociedade esqueça os seus atos e crimes. Se continuarmos a recordar as vítimas, obrigamo-los a aceitar as suas responsabilidades".
Outro eurodeputado, desta vez britânico, Sajjad Karim encontrava-se no Hotel Taj Mahal em novembro de 2008 durante um ataque terrorista referiu que "O terrorismo é um dos maiores desafios atuais, temos de nos unir nesta homenagem a todos os que perderam a vida ou foram afetados pelo terrorismo".



Sem comentários:

Enviar um comentário