sexta-feira, 13 de maio de 2016

Afinal não sabe só cantar!


 
Às vezes é preciso arriscar! Só quem não arrisca é que não tem sucesso. Pela primeira vez, este ano, o Agrupamento de Escolas de Porto de Mós arriscou num evento diferente e a verdade é que foi muito bem-sucedido!

As habituais Jornadas Culturais foram substituídas por apenas um dia “O Dia do Agrupamento”, que se realizou no passado dia 15 de abril, no entanto, a meu ver, é muito melhor assim. Em anos anteriores os professores não eram obrigados a dar dispensa aos alunos, o que acabava por ser um pouco frustrante para alguns alunos que queriam participar em certas atividades, mas não podiam para não faltarem às aulas. Porém este ano o dia foi dedicado completamente às diferentes atividades programadas.

O Agrupamento decidiu também que devia convidar alguém famoso. Alguém que passasse um bom testemunho e que nos incentivasse na nossa caminhada escolar. E quem é que foi convidado? O Diogo Piçarra! Este rapaz talentoso que, para além de cantor,  se dedica a outros projetos, tendo recentemente lançado um livro intitulado “Diogo Piçarra em Pessoa”. É um livro onde o Diogo pega em poemas de Fernando Pessoa e dos seus heterónimos e cria os seus próprios poemas que são uma interpretação dos poemas de Pessoa, acabando mesmo por dar à luz, também, os seus próprios heterónimos, inspirados em Álvaro de Campos, Alberto Caeiro e Ricardo Reis pessoanos.
 
Nós tivemos de desenvolver diferentes atividades para podermos ter cá o Diogo, mas valeu a pena! Recebemo-lo no cineteatro e a sala estava mais que composta, pois a sessão foi dirigida aos alunos do 9º ano e do secundário das escolas Secundária de Porto de Mós e de Mira de Aire, pois é no 9º ano que temos o primeiro contacto com Pessoa.

O Diogo é uma pessoa que tem facilidade de comunicação e eu, particularmente, gostei de o ouvir. Ele deu-nos o seu testemunho, falou-nos da sua adolescência, do seu livro e ainda nos cantou três músicas.

Penso que este cantor ficou um pouco impressionado com os estudantes do nosso concelho, pois a maioria estava em grande euforia e agitação. A apresentação do seu livro foi bastante dinâmica, tendo chamado vários alunos ao palco e pedido para lerem alguns poemas de Fernando Pessoa e seus.

Nós, estudantes, colaborámos imenso com o artista e, na minha opinião, foi uma tarde bem passada. E no fim quem comprou o livro teve a oportunidade de pedir um autógrafo e de brilhar ao lado deste artista espetacular, fazendo “pose” para a fotografia que o cantor não se cansou de “abrilhantar”.

Acho que estes dias são bons para incentivar os alunos para o estudo de grandes autores e para o ano cá estaremos de novo, com mais um artista, espero!

Catarina Durão, 10º A

Sem comentários:

Enviar um comentário