terça-feira, 17 de maio de 2016

Visita de estudo ao Porto


No passado dia 4 de maio, cerca de 45 alunos dos 10º e 11º anos da Escola Secundária de Porto de Mós, acompanhados pelas professoras de Geometria Descritiva, Biologia e Geologia e Português, realizaram uma visita de estudo à cidade do Porto no âmbito destas disciplinas.
Num clima de entusiasmo, sob um sol que não se demorou a sentir, partimos para a cidade invicta, onde fomos recebidos por uma vista impressionante sobre o rio Douro, a partir da ponte da Arrábida, deslumbrando também o “velho casario que se estende até ao mar”. Observámos também os nossos primeiros destinos: a Faculdade de Arquitetura e de ciências.
Na primeira, os alunos de Geometria e do curso de Línguas e Humanidades puderam visitar o conjunto de edifícios desenhados pelo famoso arquiteto Álvaro Siza Vieira, antigo aluno desta faculdade. Com um aluno finalista do curso de arquitetura como guia, visitaram a reconhecida “Escola do Porto”, em funcionamento nestas famosas instalações após a “sensação” com as Belas Artes. Passaram pelos jardins à sombra das grandes árvores que os protegiam do calor ardente daquele dia e puderam ver as salas de aula e os trabalhos dos alunos, tal como a biblioteca e o auditório.
Por sua vez, os alunos de Biologia e Geologia visitaram a Faculdade de Ciências, acompanhados por uma professora, e tiveram a oportunidade de perceber o funcionamento da escola, nomeadamente os laboratórios, onde observaram embriões conservados e animais mumificados, e uma biblioteca com cinco pisos, ocupados com livros e revistas científicas. Visitaram ainda o arquivo desta faculdade onde se guardam os documentos científicos mais antigos.
Depois de um merecido almoço, dirigimo-nos todos para a icónica Casa da Música. Aí, apreciámos a arquitetura do edifício numa visita guiada pelas salas de concertos e demais espaços de polémico projeto de Rem Koolhaas, arquiteto holandês.
      

Depois desta visita, dirigimo-nos para a baixa do Porto, apreciando os edifícios históricos desta cidade. A partir da Praça de Lisboa, pudemos ver a Torre dos Clérigos e a Livraria Lello. Após passearmos mais um pouco, chegámos à famosa Avenida dos Aliados, onde se situa a Câmara Municipal, e visitamos ainda a Estação de São Bento com os seus afamados azulejos. Descemos em direção à Ribeira, terminando este marivilhoso passeio em frente ao Palácio da Bolsa.
No autocarro, de volta para casa, vislumbrámos a cidade a desaparecer atrás de nós, e, já no caminho, sentimos saudades daquele dia tão bem passado na cidade invicta.

Outra visão da mesma visita:

No passado dia 4 de maio, os alunos de Ciências e Tecnologias e de Línguas e Humanidades dos 10º e 11º B organizaram, juntamente com professores de Português, Geometria Descritiva e de Biologia e Geologia, uma visita de estudo à Cidade Invicta.
As turmas partiram às 8:00 da Escola Secundária de Porto de Mós e, às 11:00, chegaram à Universidade do Porto. O grupo foi dividido e a visita ocorreu entre a Faculdade de Arquitetura e a Faculdade de Ciências. Após a visita guiada, os alunos direcionaram-se para o Shopping Cidade do Porto, onde almoçaram.
Restabelecidas as forças e prontos para continuar, dirigiram-se para o destino seguinte: a Casa da Música. As temperaturas eram altas, rondando os 30°C, mas tudo foi logo compensado com a sombra e a frescura do 'meteorito'. A arquitetura extravagante e os espaços únicos marcaram positivamente o grupo, que prometeu voltar a este marco cultural e arquitetónico nacional.
A visita acabou com um passeio pela Zona Ribeirinha, pela ampla Avenida dos Aliados, pela icónica Estação de S. Bento, incluindo uma entrada na antiga livraria Lello, sempre com as tunas universitárias como banda sonora.
Rapidamente, o dia chegou ao fim e fizeram a longa viagem de regresso a Porto de Mós, com a mochila cheia de boas memórias e espírito de descoberta!


João Chareca & Matilde Vieira

Sem comentários:

Enviar um comentário