terça-feira, 23 de abril de 2013

ESCOLA EB1/JI CORREDOURA PROMOVEM INTERCÂMBIO


 

Na atualidade a escola desempenha diversos papéis na construção ativa do conhecimento, pelo que o JI/EB1 de Corredoura aderiu no presente ano lectivo 2012/3, ao Projeto Comenius/ eTwinning, em parceria com as escolas e jardins-de-infância de Itália, Suécia, Espanha, França, República Checa e Inglaterra.

Trata-se de um Projeto Europeu, cujos objetivos se traduzem, entre outros em:

·         Melhorar o conhecimento da Europa e compreender e valorizar a diversidade cultural e linguística dos alunos e professores;

·         Fomentar nos alunos a aquisição de atitudes básicas para a vida assim como as competências básicas para o desenvolvimento pessoal e o exercício de uma cidadania europeia ativa;

·         Reforçar, através de trabalho colaborativo e interdisciplinar, o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), a dimensão e ação educativa europeia

·         Trabalhar colaborativamente a animação da leitura em parceria com as Bibliotecas Escolares;

·         Desenvolver a motivação para a aprendizagem de línguas europeias modernas;

·         Aumentar a autoestima e confiança dos alunos participantes.

 

Que de forma interdisciplinar e transversal visam a aquisição por parte dos nossos alunos, de competências na promoção das suas aprendizagens, partilha de saberes, a cooperação, a criação de parecerias com diferentes agentes/empresas/organizações/autarquias da comunidade envolvente, que contribuirão decisivamente para a concretização dos objectivos do projecto.

Foram realizadas duas viagens de trabalho pelos docentes à Republica Checa e Reino Unido. O contacto com outras realidades permite sem dúvida um alargar de horizontes e uma mais valia para os nossos alunos pelas experiências que são partilhadas de diversos modos, nomeadamente videoconferências, troca de “monstros”, partilha  de histórias e outros trabalhos.

A ação educativa contribuirá, de acordo com os objetivos atrás mencionados, para a construção de uma sociedade mais justa e cívica se a mesma se desenvolver em colaboração com outras realidades, onde a partilha de experiências e a troca de práticas pedagógicas promovam o envolvimento dos alunos na construção de saberes. O nosso estabelecimento de ensino é peculiar uma vez que frequentam o mesmo, crianças de vários estratos socioculturais, crianças de etnia cigana e de diferentes origens de proveniência (nacionais e estrangeiros).

 Por ser uma escola multicultural e entendendo a educação como um processo em constante construção, não poderíamos deixar de aceitar participar neste trabalho, de modo a desenvolvermos nos nossos alunos outras competências que incluídas no currículo nacional vão para além do mesmo.

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