domingo, 14 de abril de 2013

Universidade Sénior do RotaryClub de Porto de Mós


Os jovens alunos da Escola Secundária de Porto de Mós interrogam-se diariamente entre si ao cruzarem-se com os alunos da Universidade Sénior do RotaryClub de Porto de Mós no recinto da mesma pensando: o que é que esta “gentinha “ anda aqui a fazer?
   Os alunos séniores têm por objetivo continuar uma valorização de conhecimentos nas suas vidas. O que permite regressar aos tempos da escola e que para alguns não foi possível antes, uma vez que tiveram que ingressar no mercado do trabalho bastante novos.

   Para tal a universidade tenta dar respostas em diversas disciplinas (informática, inglês, psicologia, português, teatro, música, cidadania etc.) não com o fim de testar os alunos com a feitura de testes, mas sim com novas aprendizagens para poder entrarem num mundo onde as novas tecnologias fazem girar o universo.

   Assim como em trocas de experiências elevando o grau de conhecimentos, participar em atividades culturais e sociais e criar amizades, reforçando o companheirismo entre alunos e professores.

    As aulas são complementadas ainda com atividades recreativas, com visitas de estudo, ginástica e yoga.

   Os educandos, coordenadora e o grupo Rotary são assim direcionados no lema “dar de si antes de pensar em si”. Uma vez que abraçam esta causa em regime de voluntariado, não esquecendo alguns professores que o fazem do mesmo modo.

   Tudo isto é possível porque o Conselho Diretivo da Escola nos facilitou as salas de aula e os Presidentes das Juntas de São João, São Pedro e a Comissão da Igreja de São João o apoio em alguns eventos.

 A Delegada de turma
 Anabela Azoia



Assim que me reformei                         Ela Já tinha professores
O tempo pensei ocupar                        Salas conseguiu no Liceu
Quando encontrei a Clarisse                Merecia muitas flores
Na universidade Sénior lhe fui falar     Pois tudo lá resolveu
Muitas esperanças me deu                  De frequentar as aulas
Nisso ela também pensava                 Muito feliz eu estou
No Rotary Clube entendeu                  Até se batem muitas palmas
E a organizar já andava                      Nos programas que organizou
A sala era o problema                         Na festa de encerramento
Para as aulas começar                       É grande a minha alegria
Já havia grande dilema                      Para Outubro é o momento
Mas tudo isso ia passar                      De vos ter por companhia
O Rotary Clube lá  reuniu
Com conversa e boa vontade
Ela respondeu-me que já viu
Poder começar com a Universidade
.
Não quero sair de Portugal
É a terra que eu adoro,
Para mim seria fatal,
Pois todos os dias eu choro


O comer está a faltar,
E o desemprego já abunda,
Mas ter de emigrar,
É coisa que nos circunda.
 
Penso nesta miséria, pois então
Os ricos deviam pagar a crise,
Mas é aos pobres que nos dão
Conselho para aguentar, ele disse
 
Portugal terra bonita.
Eleita do meu coração.
Quem é pobre que pague a crise,
É o que nos dizem, pois então!
 
Mandam-nos ir trabalhar,
Para o estrangeiro, pois então!
Ou o conselho é de aguentar,
A miséria que nos dão.

A revolução é afinal,
Uma boa solução,
Mas sair de Portugal,
Isso eu não quero, ai não.
 
 
Ter de enfrentar a miséria,
É o conselho que nos dão,
Os pobres têm de aguentar,
A grande falta de pão.
Maria da Luz Rosário


2 comentários:

  1. Agradecemos a colaboração. O Janela Aberta está à vossa disposição pa a divulgação de atividades da Universidade Sénior.

    ResponderEliminar
  2. para o poema escrito por Maria da Luz Rosário os meus sinceros parabens

    ResponderEliminar