segunda-feira, 24 de junho de 2013

ALUNOS DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PORTO DE MÓS FINALISTAS EM CONCURSO DE SEGURANÇA RODOVIÁRIA


Os dias 5 e 6 de junho foram diferentes para um grupo de alunos da turma A do décimo primeiro ano do Agrupamento de Escolas de Porto de Mós. Cerca das 12:30 horas do dia 5, lá partiram com destino a Coimbra para participar na final do CONCURSO BP- SEGURANÇA AO SEGUNDO promovido pela Fórum Estudante. Esperavam-nos os organizadores e mais 4 equipas selecionadas de um total de 101 escolas que, a nível nacional, responderam ao desafio. Na bagagem lavavam, para além do indispensável, uma vontade enorme de conseguir a melhor prestação possível.
Foram dois dias inesquecíveis repletos de emoções e de atividades: um peddy-paper na alta de Coimbra, dinamizado pela Câmara Municipal; uma interessante e originalíssima Sessão de Sensibilização sobre Prevenção Rodoviária; uma palestra com o piloto Miguel Barbosa e outra com o Salvador que apresentou o seu comovente testemunho. Intercalados com as gravações e as edições dos vários spots, as equipas puderam experimentar as sensações de estar num simulador de capotamento e entreter-se com jogos dinamizados por alunos da Escola Superior de Educação de Coimbra, local onde se desenrolou a maioria das atividades.
 
 
Ao longo do dia 6, as equipas concorrentes viverem experiências novas. De manhã, a equipa da ESPM, com a preciosa ajuda de um repórter profissional e com o empenho de todos, realizou as filmagens do spot publicitário sobre a temática “Fadiga e Cansaço”. À tarde, procedeu-se à edição do mesmo e, no final, o spot de 30 segundos ficou tal qual o tinham idealizado. Este e os outros 4 spots, cujos temas eram “Álcool”, “O Excesso de Velocidade”, “ O Telemóvel” e “Cinto de Segurança”, foram submetidos à apreciação de um júri.
 
O tempo de espera pelo veredito final passou-se de uma forma dolorosamente lenta. Entre os participantes, ora imperava o desânimo ora a esperança sorria.
Cerca das 18h, com o coração apertado e um nó no estômago, assistiu-se à apresentação dos cinco spots e à classificação do júri. Venceu, com justiça, o spot da equipa que abordou a temática do álcool, constituída por alunos do décimo ano de um Curso Profissional de Multimédia da Escola Secundária de Oliveira do Hospital. Já a equipa da ESPM qualificou-se num honroso 4º lugar.
No regresso a casa, vinham todos mais despertos para os riscos de uma condução irresponsável. Na Briosa fizeram-se amizades, a entrega de todos ao projeto foi notória e, por mais que pareça ter sido em vão, os conhecimentos adquiridos e o bom ambiente que se viveu naqueles dois dias superaram tudo o resto. Só por isso, valeu a pena participar. Da próxima vez, quem sabe, não se consegue um lugar no pódio! Não custa tentar!
Finalmente, e porque tudo o que foi relatado se deveu não só ao mérito dos concorrentes, mas também ao apoio de outras pessoas, aqui ficam os agradecimentos da equipa: à Comissão Administrativa Provisória do Agrupamento de Escolas de Porto de Mós pelo incentivo e pela cedência do transporte; à ESEC pelo bom acolhimento; aos promotores do evento pelos bons momentos que proporcionaram; a todos aqueles que colaboraram na elaboração do storyboard e do spot publicitário; aos que partilharam histórias de vida e a todos quantos votaram na equipa na fase inicial do concurso. Por último, mas não menos importante, a equipa agradece igualmente o apoio dos familiares e da professora Susana Fetal que acompanhou os seus alunos e não permitiu que o desânimo se apoderasse de nenhum dos deles.

Cristiana Mourato

Sem comentários:

Enviar um comentário