domingo, 9 de junho de 2013

O Projeto "France 2013"

Projeto “France 2013”
 
O projeto “France 2013”, no âmbito da disciplina de Francês, foi concretizado no passado dia 25 de Abril. Vários alunos da Escola Secundária de Porto de Mós, do nono ano, passados três anos de angariação de fundos, das suas horas de trabalho, com a venda de crepes, bolos e rifas à comunidade escolar e portomosense desfrutaram de uma viagem a Paris.

Para levar a efeito este sonho e projeto contaram com o apoio dos professores, principalmente os de Francês, dos seus encarregados de educação, de alguns colegas que não os puderam acompanhar, do Intermarché e da Câmara Municipal de Porto de Mós.

Deixaram, com muito entusiasmo, a nossa vila na madrugada do dia 25 de Abril, e, durante quatro dias, visitaram a capital de França. Subiram à majestosa Torre Eiffel, ícone de Paris, e, no primeiro dia, ainda fizeram um apaixonante passeio de barco, “Bateau Mouche”, ao longo das margens do rio Sena, confirmando a cidade do amor, com os enamorados nas margens e os cadeados nas suas pontes. No segundo dia visitaram o “Sacré Cœur” e “Montmartre” com os seus pintores, almoçaram “La Cuisine Française” desejando mais a portuguesa e, durante a tarde, visitaram “Les Champs Elysées”, grande avenida que termina no “Arc du Triomphe” e apresenta as lojas das marcas mais famosas e caras, fazendo inveja às raparigas. Ainda neste dia viram a famosa e pequena Mona Lisa no Louvre. No terceiro dia estiveram no parque de diversões temático, “Parc Astérix”, onde cometeram loucuras ao andar nas montanhas russas mais impressionantes. No último dia visitaram o “Centre Pompidou”, o Centro de Arte Moderna de Paris e um dos maiores do mundo e viram a Catedral de “ Notre Dame”. Antes de partir de novo, ainda tiveram tempo de comprar “souvenirs” para alguém especial. Porém, ainda deixaram muito por ver naquela cidade tão histórica e cultural.

Foi uma viagem muito marcante para todos os alunos, cheia de boa companhia e de simpáticos professores a quem ficaram muito gratos por terem acolhido esta ideia e ajudarem a concretizar esta viagem de sonho.  
                                                                                                                                                              Francisca Ribeiro
http://viagemfranca9espmos.blogspot.pt/


Paris 2013


Passaram-se 3 anos, 3 longos anos de espera! Foram 3 anos de união, aprendizagem, de amizade! Aprendemos que a UNIÃO FAZ A FORÇA!


"Lutámos" tanto para que esta viagem se realizasse, para que custasse o menos possível. Acho que conseguimos e que fizemos um ótimo trabalho.

Aprendemos imenso com esta viagem, fez-nos crescer muito!

A viagem foi excelente, divertimo-nos muito. Paris é extraordinário; visitámos sítios lindos, cheios de pessoas, de cor... cheios de vida! O tempo passou muito depressa, mas adorámos estar lá, foi um sonho tornado realidade; um sonho que ultrapassou as nossas expectativas. Em Paris fomos todos muito unidos, foram-nos proporcionados grandes momentos de alegria e de união, como um grupo; um grande grupo. Aprendemos, brincámos, divertimo-nos, sorrimos,... todos juntos! Passámos os melhores dias da nossa vida juntos.

Nunca esqueceremos a viagem, Paris, todos os momentos, e muito menos o grande grupo.

Foi a melhor viagem das nossas vidas, sem qualquer dúvida.

         Estamos todos eternamente gratos a todas as pessoas (principalmente aos professores) que estiveram envolvidas neste projeto e que contribuíram para a realização desta viagem.

 Muito obrigada, mesmo :) 

                                                                                                      Ana Mafalda Cordeiro
 
 
 
 


Sem comentários:

Enviar um comentário