sábado, 22 de junho de 2013

Dia Mundial Sem Tabaco



        Os formandos do Curso Profissional Técnico Auxiliar de Saúde do 1º ano, comemoraram o Dia Mundial Sem Tabaco, que se celebra a 31 de maio, através de uma ação de sensibilização sobre os “Malefícios do Tabaco”. Para esse efeito, em colaboração com a formadora da disciplina de Saúde, realizaram uma atividade laboratorial que pretendeu evidenciar os “Efeitos do fumo do tabaco nos pulmões”, através da observação do aspeto dos “pulmões” após o consumo de vários cigarros. Esta experiência pretende demonstrar como ficarão os pulmões (algodão) de quem fuma alguns cigarros por dia!!
Nesta sessão, alertaram-se os formandos para as substâncias tóxicas que entram na composição do cigarro, bem como as mensagens alusivas aos malefícios do tabaco e evidenciadas em cada maço, foi abordada a ação do fumo do tabaco no organismo, salientando-se algumas doenças e, sobretudo, as que afetam o aparelho respiratório e circulatório, não descurando os fumadores passivos. Por fim, foram sugeridas aos formandos alternativas ao consumo de tabaco.
Decorreu, em paralelo, uma mini exposição com trabalhos diversos, apresentados em “power point” e suporte de papel, incluindo cartazes/maquetes, desdobráveis, elaborados pela turma que, pretendeu conferir alguns conhecimentos relativo ao tabagismo.
Em suma, esta comemoração referente ao dia Dia Mundial Sem Tabaco, pretendeu despertar a Turma para diversos aspetos, a saber: razão para não iniciar o consumo do tabaco; danos no organismo causados pelo tabaco; curto prazo leva ou facilita…; se já experimentou fumar…;pára enquanto é tempo; se já fumas habitualmente, …;escola sem tabaco é… 


                                  A Coordenadora de Curso/Diretora de Turma: Natália Estêvão

             

Sem comentários:

Enviar um comentário