sábado, 22 de junho de 2013

Atividades do Curso Profissional de Saúde de 2012-2013



Fora da escola
Os formandos do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde do 1º ano, da nossa escola visitaram os Bombeiros Voluntários de Porto de Mós, o Centro Hospitalar Nossa Senhora da Conceição e o Lar São Francisco. Visitas muito agradáveis, tanto para formandos como para os formadores.
Nos Bombeiros de Porto de Mós
Para complementar a teoria ensinada nas disciplinas de Higiene e Segurança e de Cuidados Gerais e de Saúde, os formandos do 10º ano do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde visitaram, no dia 22 de abril, as instalações dos Bombeiros Voluntários de Porto de Mós.
Os formandos tiveram a oportunidade de conhecer uma unidade operacional devidamente equipada, onde contactaram com materiais de primeiros socorros e de combate a incêndios; ficaram ainda a saber como atuar corretamente em situações de emergência. Estas atividades foram muito bem recebidas por todos, uma vez que puderam “pôr a mão na massa”, aliando a teoria aprendida nas aulas à prática.
               
No Centro Hospitalar Nossa Senhora da Conceição
No dia 16 de maio, os formandos fizeram uma nova visita de estudo, desta vez também no âmbito da disciplina de Comunicação e de Relações Interpessoais.
O Centro Hospitalar Nossa Senhora da Conceição foi o espaço visitado – uma unidade moderna, que dispõe de Unidades de Internamento Hospitalar, de Fisioterapia e Medicina Física de Reabilitação, de um Centro de Imagiologia/Radiologia Geral.
Sob a orientação de uma enfermeira coordenadora, os formandos observaram vários equipamentos médicos e “puseram” em prática algumas técnicas utilizadas na prestação dos cuidados primários de saúde e na área de cuidados continuados. Os formandos demonstraram grande interesse por estes exercícios, uma vez que neles reconheceram a aplicação de conceitos abordados nas aulas.

No Lar de São Francisco, em Leiria
                Nesta última visita, no dia 23 de maio, ficaram de parte os conhecimentos mais técnicos: o Lar de São Francisco recebeu os formandos da nossa escola para um convívio entre gerações. Percorrerem as instalações e foram surpreendidos pela mudança de um utente da cadeira de rodas para a cama, através do elevador para transferência de pacientes.
                A tarde foi, sem dúvida, diferente. Depois de um lanche recheado, os formandos e utentes do lar conversaram, trocaram histórias e partilharam experiências; a diferença de idades não impediu que todos se divertissem. O momento mais marcante do dia foi uma dança em que todos participaram. A presença dos formandos no Lar de São Francisco proporcionou um dia especial aos utentes, o que sublinhou a importância deste tipo de ação social.
               
Diretora de Turma/Curso

Natália Estêvão

            

Sem comentários:

Enviar um comentário