quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Ida a Lisboa dos alunos do 9º ano



No passado dia 9 de janeiro de 2014 decorreu uma visita de estudo dos alunos do 9º ano de escolaridade a Lisboa e Cascais organizado pelo grupo de Português e Educação Visual.
Partimos da Escola Secundária de Porto de Mós, pelas 8.50 horas, estava um dia agradável, tendo em conta que estamos no Inverno. A viagem decorreu normalmente, sem nenhum problema, de modo que chegámos pelas 11 horas a Lisboa e, imediatamente, dirigimo-nos para o Mosteiro dos Jerónimos onde iria decorrer uma representação teatral, ao ar livre, num dos claustros  do Mosteiro. A peça representada foi o “Auto Barca do Inferno” de Gil Vicente.
Esta obra projeta-nos para a entrada no Céu ou no Inferno conformo o nosso comportamento na terra. Foi muito agradável ver a forma como os atores encarnavam os diferentes papéis principalmente o do Joane (o parvo), pela sua linguagem e  o do frade que sabia esgrima.
A interação dos atores com os espetadores/alunos foi muito divertida. Também deu para comparar com o desempenho das profissões de hoje e concluir que apesar de se passar em épocas tão distantes no tempo, os erros (corrupção, vivência dos membros do clero pouco de acordo com a ortodoxia da igreja católica…) continuam a repetir-se.
Durante a tarde visitámos dois museus situados junto ao Oceano Atlântico, em Cascais. Os edifícios foram mandados construir por um nobre inglês e mais tarde foram comprados por uma família de condes portugueses (Condes de Castro de Guimarães), que como não tiveram descendência deixaram os seus bens, como herança, à Câmara de Cascais que os tornou nos Museus que visitámos.
Durante a tarde também houve colegas que, em vez de irem aos museus atrás referidos, foram à Casa das Histórias onde se encontram algumas obras da artista plástica Paula Rego, principalmente as obras que se referem aos seus pesadelos.

A viagem de vinda foi calma, com muita animação dos alunos e o regresso deu-se por volta da 19.45 horas.


Guilherme Nunes
 

Sem comentários:

Enviar um comentário