terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Dia de São Valentim


Hoje é dia de São Valentim, mais conhecido por dia dos namorados . Esta é uma das datas mais comemoradas no mundo inteiro e nós não podíamos de deixar de a assinalar.
É um dia de alegria e festa em que há mais manifestações de amor e carinho entre os casais, e em que se trocam presentes.
Fomos investigar a origem desta data e deparamo-nos com algumas curiosidades.
Este dia é comemorado em memória de São Valentim, que viveu no tempo do imperador romano Cláudio II.Este  proibira os casamentos, por acreditar que os homens solteiros e sem responsabilidades familiares eram melhores soldados. Valentim opôs-se a essa decisão, concedendo as bênçãos matrimoniais a jovens noivos de forma clandestina.
A rebeldia do santo levou-o à prisão e ele acabou por ser decapitado no ano de 270. Durante o período em que esteve preso, Valentim ter-se-ia apaixonado por uma jovem, filha do carcereiro, com quem manteve um romance secreto. Reza ainda a  lenda que, antes da sua morte, o religioso lhe  escreveu uma mensagem em que assinou “do seu Valentim”, criando aquilo que se tornaria o primeiro cartão de dia dos namorados.


Sem comentários:

Enviar um comentário