terça-feira, 1 de novembro de 2022

Dia Mundial do Veganismo

 



A 1 de novembro é comemorado o Dia Mundial do Veganismo (“World Vegan Day”), instituído em 1994 por Louise Wallis, presidente da “Vegan Society” do Reino Unido, o qual tem como principal finalidade alertar a população para a exploração e para o abuso dos animais, salientando a importância do consumo de produtos que não sejam de origem animal.  

Para celebrar este dia podes experimentar um prato vegano!

O que é o Veganismo?

Segundo a “Vegan Society”, “O veganismo é uma forma de viver que busca excluir, na medida do possível e do praticável, todas as formas de exploração e de crueldade contra animais, seja para a alimentação, para o vestuário ou para qualquer outra finalidade.“, ou seja, o veganismo é um estilo de vida e uma prática de abstinência do consumo e uso de quaisquer produtos de origem animal, incluindo alimentos, têxteis (ex.: peles, couro, lã), cosméticos, entre outros. Um vegano também recusa apoiar eventos que envolvam exploração animal, tais como touradas, circos, corridas de cães ou de cavalos.


 Diferença entre vegano e vegetariano

Primeiramente, ser vegano é um dos tipos de vegetarianismo. Ser vegetariano varia entre:

·       Ovolactovegetariano: não consome carnes, mas ingere ovos, leite e derivados;

·       Ovovegetariano: não consome carnes, leite e derivados, só come ovos;

·       Lactovegetariano: não ingere carnes e ovos, mas consome leite e derivados;

·       Vegetariano estrito: não come nenhum alimento de origem animal;

·      Vegano: semelhante ao vegetariano estrito, mas também não usa qualquer produto que tenha origem ou tenha sido testado em animais.

 

Dieta vegana

A dieta vegana é rica em leguminosas, vegetais, cereais e frutas, incluindo:

  • Arroz, aveia, milho quinoa, etc;
  • Leguminosas: feijão, grão-de-bico, soja, lentilha, ervilha, etc;
  • Tubérculos, raízes e bulbos: batata inglesa, batata-doce, mandioca, inhame, beterraba, cenoura, cebola, alho, etc;
  • Frutas: manga, laranja, limão, abacate, banana, tangerina, uvas, morangos, framboesas, mirtilos, maçã, pera, etc;
  • Vegetais: pimento, repolho, salsa, couve, tomate, pepino, brócolos, chuchu, espinafres, alface, etc;
  • Sementes: chia, linhaça, de abóbora, de girassol, etc;
  • Oleaginosas: castanhas, amêndoas, nozes, avelãs, etc;
  • Derivados de soja: tofu, proteína de soja, miso, seitan, etc;
  • Outros: leites vegetais, azeite de oliva, óleo de coco, agave etc.

 

Por outro lado, deve-se evitar alimentos de origem animal, tais como:

  • Carne, ovos, peixe e frutos do mar;
  • Leite e derivados: queijos, iogurte, manteiga, etc; 
  • Embutidos: salsicha, linguiça, presunto, mortadela, peito de peru, salame, etc;
  • Gorduras de origem animal: manteiga, banha, etc;
  • Mel;
  • Fermentos com organismos vivos (exemplo: fermento fresco de padeiro);
  • Gelatina e produtos feitos com colágeno.

Neste tipo de dieta pode haver deficiência de alguns nutrientes encontrados em maior quantidade nos alimentos de origem animal, como a vitamina B12, a vitamina D, o cálcio e as proteínas de alta qualidade, sendo essencial ter o acompanhamento de um nutricionista para que seja feito um plano alimentar que atenda a todas as necessidades nutricionais do indivíduo. Em alguns casos pode ser preciso recorrer a suplementos.  

 

Como saber se um produto é vegano?

Antes de adquirir um produto é preciso conhecer a sua composição, geralmente, as marcas disponibilizam os ingredientes utilizados em cada item, além de especificações ou símbolos que evidenciam para o consumidor se o artigo é ou não vegano.

O blogue “Raposa Herbívora”  compilou um conjunto de listas cruelty-free de produtos de:  cuidados da pele (banho, rosto, pós-tatuagem, etc), cabelo, maquilhagem, desodorizantes, higiene oral, protetores solares, cuidados íntimos (produtos para a menstruação, depilação, contraceptivos, lubrificantes, etc), perfumes, óleos essenciais, aromaterapia, repelentes, limpeza doméstica, entre outros, disponíveis no seguinte link 

https://www.raposaherbivora.pt/p/lista-de-marcas-cruelty-free.html

As marcas presentes nas listas do link podem ser adquiridas em Portugal, tanto em lojas físicas como online (nacionais e internacionais), sendo que todas elas têm opções veganas, salientando-se ainda que marcas 100% veganas encontram-se devidamente assinaladas.  

 Vantagens de ser vegano

Harish Sethu, professor na Universidade de Drexel (EUA), realizou uma pesquisa que revelou que cada vegetariano pode evitar por ano a morte de até 582 animais. Além do mais, um estudo efetuado na Universidade de Oxford concluiu que não ingerir carne animal e produtos lácteos reduz a pegada de carbono de um indivíduo em até 73%, logo contribui para um ambiente mais sustentável.

Ser vegano também promove a saúde, visto que auxilia na prevenção de certas doenças, nomeadamente, pressão alta, cancro e obesidade.  

Sabemos que não conseguimos eliminar totalmente a nossa contribuição para o sofrimento animal dada a complexidade da sociedade moderna e a forma como a exploração dos mesmos está enraizada em quase todos os setores de atividade, porém, somos capazes de evitar uma grande parte, uma vez que com pequenos passos dá para alcançar grandes mudanças futuras de forma simples e prática.  

Junta-te ao movimento!

 Como começar?

·       Transformar receitas tradicionais em opções veganas (exemplo: substituir os ovos em sobremesas por banana madura);

·       Adquirir em supermercados ou lojas naturais produtos veganos: salsichas de soja, iogurtes de soja, leite vegetal, hambúrguer de grão-de-bico, etc; 

·       Investir em marcas que não testam em animais (cruelty-free);

·       Optar por pratos plant-based em restaurantes;

·       Adotar o “Segunda-feira sem carne" (programa mundial que incentiva o não consumo de proteína animal às segundas-feiras).

A “foodblogger” Ana Sofia (@anasofia_rosado no Instagram) é a minha grande inspiração para dicas e receitas deliciosas dentro do mundo do veganismo, sendo uma página perfeita para quem quer iniciar a sua jornada neste estilo de vida e não sabe por onde começar! 

Deixo ainda como sugestão um dos meus restaurantes favoritos, “Honest Greens” em Lisboa, repleto  dos melhores pratos plant-based, vegetarianos e muito mais. 

 

Mariana Fonseca, 12B


Sem comentários:

Enviar um comentário