quinta-feira, 24 de novembro de 2022

Uma tarde diferente na escola

 

 

          No dia dezasseis de novembro, as turmas do quarto ano das Escolas Nº1 e Nº2 de Mira de Aire tiveram uma tarde diferente, pois foram até Porto de Mós conhecer o Castelo e a sua história, numa visita de estudo.

          Depois do almoço, foram de autocarro numa viagem não muito longa e agradável. Chegados ao Castelo, avistaram uma paisagem incrível da vila e, apesar do nevoeiro, viram o casario, as piscinas, os campos com os montes em redor.

          De seguida, entraram no Castelo e, como estava a chover, a Guia levou-os até uma sala onde estava uma exposição de selos antigos. Aí, explicou um pouco da história deste Castelo «uma fortaleza cuja principal missão era a de proteger e vigiar todo aquele território» e que, aquando da Reconquista Cristã, foi importante na defesa de Leiria e Coimbra. Recordou a lenda de D. Fuas Roupinho, primeiro alcaide do Castelo e disse que este castelo está ligado a vários momentos da História de Portugal como por exemplo, a Batalha de Aljubarrota. O terramoto de Lisboa, destruiu este monumento que foi reconstruído no século XX.

          Os alunos dirigiram-se depois para outra sala onde estavam, espalhados pelas mesas, moldes de brasões de cartolinas coloridas que eles decoraram com colagens e pinturas a gosto e construíram o brasão da sua família.

          Todos verificaram que este monumento está acessível a pessoas com mobilidade reduzida, pois tem rampas e um elevador.

          A Guia acompanhou-os à saída e na porta principal mostrou as armadilhas: mata cães (situadas no teto) por onde era lançado azeite ou óleo quentes que impediam ou atrasavam os inimigos durante o assalto ao Castelo e a seteira por onde saíam as setas.

          Por fim, regressaram à escola, animados e com um pouco mais de conhecimentos.

          Foi mesmo uma tarde diferente e divertida.

       Turma 4MA1

        Escola Nº 1 de Mira de Aire

Sem comentários:

Enviar um comentário