Ano letivo 2011-2012
Dia de Reis
Enviamos o contributo do Pólo Educativo de Serro Ventoso, relativamente ao Dia de Reis (que também se encontra no Blogue em anexo)
Blogue: O Moinho Encantado
Mensagem: Dia de Reis
Hiperligação: http://omoinhoencantado.blogspot.com/2012/01/dia-de-reis.html
Mensagem: Dia de Reis
Hiperligação: http://omoinhoencantado.blogspot.com/2012/01/dia-de-reis.html
Autoavaliação do Agrupamento
O Agrupamento de Escolas de Porto de Mós está a implementar a sua autoavaliação envolvendo toda a Comunidade. A equipa de autoavaliação elaborou questionários dirigidos a toda a comunidade educativa e procedeu à recolha de evidências no sentido de obter informações relativas ao funcionamento do Agrupamento nos domínios: liderança, organização/gestão, ensino/aprendizagem, envolvimento/participação e serviços/espaços. O conhecimento da realidade é fundamental para a melhoria do serviço educativo prestado pelo agrupamento e a autoavaliação permite traçar estratégias adequadas para a resolução dos seus problemas e consequente melhoria do seu desempenho.
A equipa de autoavaliação.
Dia de Reis
Jardim de infância de Mendiga
Na 6ª feira, dia 6 de Janeiro, brincámos aos reis.
Éramos muitos meninos, porque nos juntámos com o 1º CEB. Estávamos muito engraçados com coroas na cabeça.
Fizemos um lanche partilhado com os meninos da primária. No jardim fizeremos bolo rei para oferecer, e os meninos da primária, compraram bolo rei e rainha para nos oferecer também. Estavam uma delicia!!!!!
Tivemos ainda a visita de dois reis Magos que vieram na Bibliomóvel e todos juntos cantámos-lhes uma canção dos reis.
Esta foi a maneira que encontrámos para dar as boas vindas ao novo ano.
FELIZ ANO NOVO
A educadora - Susana Olaio
PROJETO “CRIAR EM FAMÍLIA” - EXPOSIÇÃO DE PRESÉPIOS
No âmbito do projeto "Criar em Família", inaugurou-se no dia 12 de dezembro, no Pólo Educativo de Serro Ventoso a exposição de presépios realizados pelas famílias dos alunos.
Fazem parte da exposição 33 presépios, uns feitos individualmente e outros coletivamente, em pequenos grupos. Foram vários os materias utilizados na sua confeção, com predominância para a reciclagem.
Para a inauguração foram convidadas as famílias e entidades que compareceram em grande número.
No final houve um Porto de Honra para todos os presentes em que não faltou o tradicional café da avó e os bolos fritos (filhós).
Congratulamo-nos com o envolvimento, a criatividade e imaginação das famílias a quem agradecemos a participação neste projeto.
A exposição manter-se-à aberta ao público até dia 6 de janeiro, nos dias úteis, das 8 às 18 h e no domingo, dia 18 de dezembro, das 14 às 17 horas.
Fazem parte da exposição 33 presépios, uns feitos individualmente e outros coletivamente, em pequenos grupos. Foram vários os materias utilizados na sua confeção, com predominância para a reciclagem.
Para a inauguração foram convidadas as famílias e entidades que compareceram em grande número.
No final houve um Porto de Honra para todos os presentes em que não faltou o tradicional café da avó e os bolos fritos (filhós).
Congratulamo-nos com o envolvimento, a criatividade e imaginação das famílias a quem agradecemos a participação neste projeto.
A exposição manter-se-à aberta ao público até dia 6 de janeiro, nos dias úteis, das 8 às 18 h e no domingo, dia 18 de dezembro, das 14 às 17 horas.
Pólo Educativo de Serro Ventoso
Nota da redação: Pedimos desculpa pela publicação tardia da notícia, mas temos tido problemas com o site do jornal. Algumas destas dificuldades estão em vias de resolução. Agradecemos a vossa compreensão.
DIA DA INDEPENDÊNCIA
Restauração da Independência a 1 Dezembro de 1640
Quando D. Sebastião morreu na Batalha de Alcácer Quibir, houve problemas de sucessão ao trono, porque não tinha nenhum descendente. Primeiro sucedeu ao trono o seu tio-avô Cardeal D. Henrique que governou o reinado durante dois anos, mas como já era muito velho morreu.
Após a sua morte surgiu o problema de sucessão ao trono e apareceram três candidatos , D. Catarina de Bragança (apoiada por poucos membros do clero e da nobreza), D. António Prior do Crato (apoiado pelo povo), e D. Filipe II rei de Espanha (apoiado por membros do clero, da burguesia e da nobreza).
Mas o povo sabia que se D. Filipe II ficasse rei de Portugal perderia a independência. Então D. António fez-se aclamar rei em Lisboa e Santarém.
D. Filipe II atacou-o e venceu-o na Batalha de Alcântara. D. António saiu do país, tornando-se D. Filipe I, rei de Portugal, e perdemos assim a independência. Seguiu-se um período denominado de União Ibérica ou Dinastia Filipina. Durante 60 anos , Portugal foi governado pelos espanhóis.
Na manhã de 1 de Dezembro de 1640,um grupo de nobres, chamados os conjurados marcharam até ao Terreiro do Paço, dirigiram-se ao palácio real e rebentaram com as portas. D. Miguel de Vasconcelos, o secretário de estado procurou esconder-se, mas foi descoberto e morto, de seguida prenderam a Duquesa de Mântua. Alguns conjurados dirigiram-se às janelas e proclamaram a independência de Portugal e foi aclamado D. João IV o novo rei de Portugal, iniciando-se a dinastia de Bragança. Portugal recupera a sua Independência . Esta foi reconhecida vinte oito anos depois da guerra da Restauração, no ano de 1668, através do tratado de paz de Madrid, no reinado de D. Pedro, o Pacífico.
Bela Infanta
As turmas dos 6ºanos ,D e E, apresentaram na aula de Língua Portuguesa ,uma peça de teatro baseada no Romance “Bela Infanta” ,de Ameida Garret, que faz parte da leitura orientada do 6º ano. Os alunos das duas turmas trouxeram alguns adereços, tais como: o anel , o pente doirado, o vestuário da época… Esta atividade foi proposta pela professora de Língua Portuguesa, Anabela Reis, para ser dinamizada pelos alunos na sala de aula.
A representação correu muito bem e todos assistiram com muito entusiasmo.
2011-12-09 23:03
Os nossos presépios
No âmbito do projeto "Criar em família", o Pólo Educativo de Serro Ventoso irá realizar uma exposição de presépios elaborados pelas famílias dos alunos.
A inauguração da exposição será no próximo dia 12 de dezembro às 18h.
A exposição irá estar aberta ao público de 13 a 29 de dezembro de 2011 e de 2 a 6 de janeiro de 2012, das 9h às 18h.
No domingo, dia 18 de dezembro, a exposição estará aberta ao público das 14 às 17 horas.
O Pólo Educativo
Um dia diferente na vida do 9ºano
A partida...
No dia 15 de novembro de 2011 saímodiferentes de Porto de Mós rumo a Lisboa com o intuito de visitar o CCB, a Torre de Belém e assistir à peça de teatro “Auto da Barca do Inferno” de Gil Vicente nos claustros do Mosteiro dos Jerónimos.
Partimos de Porto de Mós com a expectativa de ter um dia entusiasmante e divertido, esperávamos também enriquecer o nosso conhecimento.
O teatro...
Chegados a Lisboa dirigimo-nos ao Mosteiro dos Jerónimos onde fomos recebidos por duas figuras típicas da época vicentina que nos convidaram a fazer a viagem náutica, gritando “À Barca! À Barca! Houlá!”. Seguimos com eles e eis-nos no cais onde se iniciou a representação da peça.
Em vez de uma sala de espetáculos tradicional fomos surpreendidos com o facto de termos de assistir de pé a esta representação. O rio foi substituído pelo corredor do claustro e as barcas por escadotes de cores diferentes: o verde para as personagens que iriam ser julgadas, o branco para o Anjo e o vermelho, como não podia deixar de ser, para o Diabo.
As personagens surgiam do nada e misturavam-se com o público interagindo com ele, nomeadamente o frade (dando uma lição de esgrima, tendo como adversários alguns alunos) com a sua Florença, que insistia em esconder-se atrás do público.
O mosteiro...
Seguidamente fomos conhecer um pouco o Mosteiro dos Jerónimos e depois fomos almoçar.
O Centro Cultural de Belém ...
Já no CCB uma guia explicou-nos o significado de algumas obras expostas: o “Urinol” de Marcel Duchamp e “Femme dans un Fauteuil” de Pablo Picasso.
Numa atividade em que era suposto trabalhar as artes manuais fizeram-se coisas interessantíssimas com o tema “O Amor”.
A Torre...
No final visitámos a Torre de Belém, monumento emblemático da época dos Descobrimentos, em estilo manuelino. Subidos os 92 degraus deliciámo-nos com uma panorâmica espetacular da cidade de Lisboa, do Tejo e da outra margem.
Para além da hora tardia do almoço e do cansaço no final do dia valeu a pena esta experiência que gostaríamos de voltar a repetir nos próximos anos letivos.
Carolina Antunes, Cintia Lage, Liliana Oliveira, Mariana Rebelo e Mariana Pereira
Parlamento dos Jovens
No dia 5 de dezembro, realizou-se no cine-teatro de Porto de Mós uma palestra sobre este projeto e uma pequena explicação sobre o funcionamento da AR (Assembleia de República).
Esteve presente a conhecida deputada Odete João que explicou um pouco da AR.
Um dos professores envolvidos no projeto explicou as várias etapas necessárias para o desenvolvimento de listas, campanhas e debates.
Ocorreram duas sessões, uma na parte da manhã e uma à tarde.
As listas pretendentes terão de ser entregues até ao dia 14 de dezembro, a campanha será na primeira semana de aulas do 2º período, onde os alunos escolherão a lista vencedora.
Carolina Correia
S.Martinho
2011-12-05 13:17
Provérbios de S. Martinho
- No dia de S. Martinho, mata o porquinho, abre o pipinho, põe-te mal com o teu vizinho.
- No dia de S. Martinho, mata o teu porco, chega-te ao lume, assa castanhas e prova o teu vinho.
- Pelo S. Martinho abatoca o pipinho.
- Pelo S. Martinho prova o teu vinho; ao cabo de um ano já não te faz dano.
- Se o inverno não erra o caminho, tê-lo-ei pelo S. Martinho.
- Se queres pasmar o teu vizinho, lavra, sacha e esterca pelo S. Martinho.
- Verão de S. Martinho são três dias e mais um bocadinho.
- Pelo S. Martinho todo o mosto é bom vinho.
- Pelo S. Martinho, deixa a água pró moinho.
- Quem bebe no S. Martinho, faz de velho e de menino.
Pedro Nascimento
S. Martinho
No dia de S. Martinho
Torna a voltar o verão,
Tens de comer castanhas
E um pouquito de pão.
No dia de S. Martinho
Um soldado passeava,
Ao olhar para o caminho
Viu um mendigo que tiritava.
Ao ver isto comoveu-se
E meia capa lhe deu
E o sol ao ver isto
O céu de calor encheu.
A tempestade desapareceu.
O céu começou a brilhar
E uma nuvem branca nasceu.
Esta é uma história para recordar!
David Cordeiro
Encontro de Gerações - Festa dos Avós
Polo Educativo de Serro Ventoso
Como vem sendo hábito, o Pólo Educativo de Serro Ventoso realizou mais um Encontro de Gerações - Festa dos Avós. Esta realizou-se no dia 11 de novembro e foi uma oportunidade para festejarmos também o dia de S. Martinho.
Os alunos apresentaram um pequeno espetáculo incluindo canções, poesias e as dramatizações da Lenda do Verão de S. Martinho e da história da "Galinha Ruiva". Todo o espetáculo foi alusivo a um dos projetos a desenvolver ao longo do ano letivo no Pólo, intitulado "A Galinha Ruiva".
Houve um lanche partilhado que proporcionou momentos de convívio entre as gerações: pais, avós e netos.
Por fim e como recordação deste dia, os alunos ofereceram aos avós um presente feito por eles com material reciclado.
O Pólo Educativo congratula-se e agradece a participação e a aderência de todos os avós a mais esta iniciativa do Pólo, pois proporcionou uma tarde diferente, alegre e bastante emotiva.
Pólo Educativo de Serro Ventoso
O Dia de Todos os Santos
O Dia de Todos os Santos é um feriado religioso que começou a ser comemorado a partir do dia 1 de novembro de 837, em França, por decreto real.
Segundo a tradição, a festa começou devido ao facto de a igreja se poder ter esquecido, durante o ano, nas suas celebrações, do nome de algum santo e de omitir aqueles que não surgiam no calendário litúrgico, corrigindo com um feriado religioso essa falta.
Primeiramente designado dia de Nossa Senhora dos Mártires, a data foi celebrada durante mais de dois séculos no dia 13 de Maio.
No século VIII (741), Gregório III manda construir na Basílica de São Pedro, em Roma, uma capela dedicada ao Divino Salvador, a sua Santíssima Mãe, aos Apóstolos e a todos os mártires e confessores, o que contribuiu para impulsionar a Festa de Todos os Santos.
No século IX (835), a data desta festa religiosa é então fixada no dia 1 de novembro pelo papa Gregório IV, que há muito tempo pressionava Luís I, rei de França, a assinar um decreto que oficializasse a celebração.
Daí em diante o dia 1 de novembro passou a ser universal, constituindo uma das maiores solenidades para toda a Igreja Cristã.
No final do século X, Santo Odilão (994-1048), junta às celebrações em louvor dos santos algumas orações em favor dos defuntos. Esta introdução levou mais tarde a que se procedesse à separação das duas datas, vindo o dia 1 de novembro a ser dedicado a todos os santos da Igreja Católica, enquanto o dia 2 passou a ser consagrado, exclusivamente, aos fiéis defuntos.
Mariana Rebelo
O dia dos fiéis defuntos
2011-11-07 13:15
O Dia dos Fiéis Defuntos, também conhecido por Dia de Finados, é celebrado, no dia 2 de novembro, pela Igreja Católica.
Este é o dia da celebração da vida eterna, isto é, dos nossos entes queridos, já que a vida não termina, pois a vida cristã é, agora e sempre, viver em comunhão íntima com Deus.
Desde o séc. I que os cristãos rezavam pelos falecidos.Costumavam ir às catacumbas visitar os túmulos para orar pelos que tinham sem martírio. No séc. IV, a memória dos mortos já estava integrada na celebração da missa e desde o séc. V a Igreja dedica um dia por ano para interceder pelos mortos, aqueles por quem ninguém rezava e ninguém se lembrava.
A partir do séc. XI, os Papas Silvestre II, João XVIII e Leão IX obrigaram a comunidade a dedicar um dia aos mortos e desde o séc. XIII, esse dia é comemorado no dia 2 do mês de novembro, isto porque no 1º de novembro é o dia de Todos os Santos.
Com estes dois dias, a igreja celebra a comunhão de todos os seus santos.
Carolina Antunes
DIA EUROPEU das LÍNGUAS
2011-11-02 12:40
No âmbito das comemorações do Dia Europeu das Línguas, que este ano comemora o seu 10º aniversário, o Clube Europeu da Escola Secundária de Porto de Mós decidiu saudar toda a comunidade escolar com um Olá/Bom dia, nas 23 línguas oficiais usadas na União Europeia. Também, procedeu à distribuição de folhetos informativos, à realização de uma competição com jogos interativos – Vamos Unir a Europa - e à organização, em colaboração com as disciplinade Inglês, Francês e Língua Portuguesa, de uma exposição dedicada ao multilinguismo e à importância destas línguas no panorama mundial.
DINAMARQUESES em Porto de Mós
Um grupo de estudantes dinamarqueses almoçou com professores e alunos que integram o Clube Europeu; o grupo visitou ainda alguns locais de interesse na vila.
No passado dia 12 de Outubro, quarta-feira, a cantina da Escola Secundária de Porto de Mós encontrava-se repleta de bandeiras dos mais variados países europeus e de uma animação invulgar. A agitação criada deveu-se à receção, nesse dia, de um grupo de Dinamarqueses, provenientes de Roskilde Friskole, que aceitaram almoçar na dita cantina escolar, para posteriormente partirem à visita de Porto de Mós, juntamente com os membros do Clube Europeu. Este projeto, resultante do desenvolvimento de atividades de intercâmbio entre escola europeias, visa proporcionar aos alunos, de forma lúdica, uma aprendizagem sobre o tema da União Europeia. São de salientar os responsáveis por esta organização, nomeadamente as professores Aida Antunes, Ana Paula Carreira e Natércia Arqueiro, bem como o professor João Ribeiro.
Os sorrisos e o convívio social marcaram desde logo o almoço, iniciado por volta do 12:40h. Para além da ementa proposta pela cantina, um outro prato foi servido como consequências dos padrões culturais e religiosos de alguns dinamarqueses e, no final, todos se deliciaram com os bolos e as gulodices trazidas pelos alunos do Clube.
A visita de estudo começava, assim, pelas 14h, e a primeira paragem feita pelo autocarro ocorreu na Fórnea, local cuja paisagem é magnífica e dominada pela Natureza. Posteriormente, os alunos seguiram para o Moinho de São Miguel, uma construção já antiga que não deixa de espantar quem visite o seu interior e depois, a pé, para o Castelo de Porto de Mós, uma referência histórica que muito orgulha aos portomosenses. Sem receios, todos os alunos percorreram o castelo de uma ponta à outra, desvendando todos os recantos e maravilhando-se com as vistas luxuosas.
Não obstante a visita chegar ao fim, por volta das 16:30h, as gargalhadas mantiveram-se sonoras. De volta à escola, o grupo aproveitou para trocar as últimas impressões e fazer as despedidas. Quiçá, para uma próxima vez…
Diana Venda
9ºD Nº10
Halloween
2011-11-01 22:03
Na EB2 dr. Manuel Oliveira Perpétua os alunos decoraram e expuseram abóboras alusivas ao Halloween.
Também na Secundária se recordou o mesmo tema.
TODOS JUNTOS POR UMA CAUSA NOBRE
2011-11-01 21:51
O evento solidário a que de início chamámos "Dar as mãos" derivou, no nome, passando depois a ser no cartaz de divulgação " Todos juntos por uma causa nobre". Mas dar as mãos foi o que efetivamente fizeram todos os que quiseram associar-se a esta iniciativa e ser solidários para com a Anabela Silva, e com duas alunas da comunidade escolar de Tremoceira, suas filhas.
Foram muitas e variadas as forças vivas da comunidade que se voluntariaram para concretizarem este evento solidário, sendo o motor a comissão "Amigos Solidários" criada para o efeito, constituída por diversos elementos da comunidade (onde também se incluía a Junta de Freguesia de Pedreiras) e em especial pelos encarregados de educação dos alunos do Jardim de Infância e da EB 1 de Tremoceira.
Muitos artistas quiseram desde logo marcar presença e colaborar com esta causa nobre: 4 escolas de dança, rancho folclórico de Pedreiras, Zé Café e Guida e muitos outros.
Foi mesmo muito especial o que aconteceu no dia 16, Dia Mundial da Alimentação. Esse facto foi reforçado pela decoração que esteve a cargo do JI e da EB1 de Tremoceira, assim como pela canção "Partilhar" apresentada/cantada pelos alunos, que incluía maçãs para partilha. A venda de fruta em saquinhos também reforçava essa ligação.
Depois havia vários espaços especialmente pensados para as crianças: o atelier de desenho e de construções com palhaço e balões, o espaço das pinturas faciais e do insuflável, os passeios a cavalo no terreno anexo.
Para vender, havia a fruta o café da avó e os coscorões, os bolinhos e salgadinhos à fatia, os licores, as bifanas, o porco assado, o leitão, bebidas diversas, as sopas, bijuteria, telas de diversos artistas...etc. Até uma carrada de lenha foi oferecida para venda, assim como abóboras gigantes!
E na caixinha dos donativos, muitos foram os envelopes que lá entraram com as ajudas possíveis, dadas com coração.
Foi lindo sentir aquela comunidade toda mobilizar-se para ajudar um dos seus.
Foi mesmo um por todos e todos por um!
Bem haja a todos!
No endereço:
http://pequenos-jornalistas.blogs.sapo.pt/178361.html pode encontrar a notícia dos resultados.
Graça Duarte e os Pequenos Jornalistas
DIA MUNDIAL da ALIMENTAÇÃO
2011-10-28 23:05
DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO
Os alunos da EBI e Jardim de Infância de Fonte do Oleiro festejaram o Dia Mundial da Alimentação com a confeção de doce e bolos de maçã.
Convidamos a educadora Adélia Laranjeiro, atualmente aposentada, para partilhar conosco a sua experiência na confeção de doces.
Todos os alunos se envolveram na atividade cortando maçãs aos bocadinhos, pesando e comparando. A educadora Adélia, durante todo este processo, foi falando da importância de uma alimentação saudável.
Os alunos da EB1 fizeram, ainda, bolos de maçã que juntamente com o doce foram o lanche do Dia Mundial da Alimentação.
Aproveitamos para agradecer à educadora Adélia a sua amavél disponibilidade que nos proporcionou um agradável momento de partilha e aprendizagem.
17 de outubro de 2011
Professoras e educadora da EB1 e Jardim de Infância de Fonte do Oleiro
2011-10-25 12:31
Ano Novo… Escola Nova…
O ano letivo já começou e os novos alunos do 7º ano (incluindo nós) ainda nos estamos a ambientar, mesmo já tendo passado 5 semanas.
Um dos problemas era que lá em cima na EB2 Dr. Manuel de Oliveira Perpétua já éramos os “senhores doutores”, agora somos os mais novos e sentimo-nos mais pequenos; outro problema é, por exemplo, quando estamos na fila do almoço, nos passam à frente e não podemos dizer nada.
Mas não há só coisas más, também ganhámos muitos amigos mais velhos que nos ajudam no que for preciso, já para não falar nos professores que são muito simpáticos.
Recordando a nossa antiga escola, ficamos com saudades da mata, dos bons momentos vividos com os nossos amigos, da nossa Diretora de Turma, dos professores...
Esta escola também é divertida, mas ficam sempre aquelas saudades que nunca desaparecem.
Nós temos umas dicas para vocês do 7º ano:
- Andem sempre acompanhados;
- Respeitem os mais velhos;
- Aproveitem bem esta nova escola;
- Não façam disparates!
David Cordeiro 7º D
DIA DO DIPLOMA
2011-10-07 18:54
No passado dia 30 de setembro decorreu, no cineteatro de Porto de Mós, pelas 15.30, a cerimónia de entrega de diplomas aos melhores alunos do 4º, 6º , 9º , 12º anos e, ainda, aos alunos que concluíram os Cursos de Educação e Formação (CEF Jardinagem e Espaços Verdes e CEF Práticas Comerciais) e Profissionais (Técnico de Apoio à Infância, Controlo e Qualidade Alimentar e Gestão).
Estiveram presentes nesta cerimónia o Presidente da Câmara de Porto de Mós, Engenheiro João Salgueiro,o representante da Direção da Caixa de Crédito Agrícola de Porto de Mós, senhor José Carlos Vala, o Diretor do Agrupamento,Professor Rui Neves e a subdiretora, Professora Elsa Figueiredo. Após breves palavras dirigidas ao muito público presente ( alunos, familiares, encarregados de educação e professores), passou-se à entrega dos Quadros de Excelência a cada escola, dos diplomas aos alunos das diferentes escolas do Agrupamento nomeados para o Quadro de Excelência, dos diplomas aos alunos que concluíram o 12º ano - Ensino Recorrente (Noturno) e, finalmente, dos diplomas aos alunos que concluíram o 12º ano – Cursos Cientifíco-humanisticos.
Apesar do Ministério da Educação não ter, este ano, atribuído o já habitual prémio monetário aos alunos do Quadro de Mérito de cada escola do país, o Agrupamento, fazendo um esforço extra, não quis deixar de premiar as nossas alunas que, com trabalho e dedicação, viram os seus nomes “entrarem” para o Quadro de Mérito do Agrupamento de Escolas de Porto de Mós: Inês Silva Amado- melhor aluna do Curso Científico-humanístico – Ciências e Tecnologias que terminou com média de 18,6 valores e Carla Sofia da Piedade Azinheira – melhor aluna dos Cursos Profissionais – Técnico de Apoio à Infância que terminou com média de 15,5 valores. Da escola, estas alunas receberam a quantia de 250,00€ e puderam também contar com um prémio oferecido pela Direção da Caixa de Crédito Agrícola de Porto de Mós: 500,00 € para a Inês e 300,00€ para a Carla. A Direção da Caixa de Crédito Agrícola de Porto de Mós ofereceu, ainda, um prémio monetário de 250,00€ ao melhor aluno do 9º ano e um de 150,00€ ao melhor do 6º ano.
Foi com muita satisfação que olhámos para as caras de felicidade dos alunos premiados que sentiram o seu esforço recompensado.
Aos que ficam, esperamos que continuem a sua caminhada para o sucesso pessoal.
Aos que partem, desejamos as maiores felicidades e que guardem na memória os bons momentos aqui vividos.
Que o futuro vos sorria!
Como dizia o saudoso Raul Solnado: “Façam o favor de ser felizes!”
Parabéns a todos.
Prof. Carolina Ângelo e Isabel Pascoal
E os nomeados são...
2011-10-07 17:25
Dia do Diploma
30 de Setembro de 2011, pelas 15.30horas
Alunos que concluíram o CEF Jardinagem e Espaços Verdes
Ana Filipa Pereira
André Cordeiro Silva
André Filipe Venda
Carina Alexandra Carreira
Dominique Gonçalves
Filipe Alexandre Rodrigues
João Paulo Gomes
Leandro Jorge
Patrícia Cruz
Ricardo Adão
Sílvia Lopes
Tiago Damião
Alunos que concluíram o CEF Praticas Comerciais
Afonso Fino
Deise Mendes
Rodrigo Domingues
Sofia Xavier
Vera Jorge
Alunos que concluíram o Curso Profissional T. Apoio à Infância
Ana Filipa Rosa
Ana Isabel Carreira
Ana Marisa Carreira
Daniela Rodrigues
Maria Odete Barreiros
Patrícia Martins
Sandrina Lage
Sara Santos
Tânia Amado
Vanessa Ferreira
Alunos que concluíram o Curso Profissional C.Q. Alimentar
Catarina Ferreira
Dina Varatojo
Duarte Baptista
Joana Matias
Marta Tomé
Alunos que concluíram o Curso Profissional Gestão
Carlos Valente Damião
Cátia Sofia Bonifácio
Daniela Bento
Luís Carlos Valente
António Santos
Cristiana Gomes
Maria Inês Costa
Nelson Pedroso
Neuza Ribeiro
Pedro Feteiro
Sérgio Caetano
Sílvia Vieira
Alunos para Quadro de Excelência
1º Ciclo
EB1 Alqueidão Serra
Clara Baptista Roque
Manuel Correia dos Santos Pereira
Margarida Laranjeiro Carvalho
Margarida Matos Carreira
Pedro Vicente Marto
Tiago Joaninho Lopes
EB1 Arrimal – 11 alunos
Diogo Alexandre Martins
Diana Catarina Pires Vendeiro
Gabriel Filipe Jorge Amado
Susana Filipa Martins
EB1 Calvaria Cima – 3 alunos
Cristiana Matias Ribeiro
Luís Carlos Silva Barbosa
Ricardo Alexandre Santos Henriques
EB1 Cruz da Légua – 2 alunos
Filipa Pires Coelho
EB1 Cumeira de Cima – 3 alunos
Rodrigo de Jesus Pedro
Rodrigo Coelho Borges
EB1 Juncal – 13 alunos
Eduarda Cordeiro de Sousa
Laura Ferreira Rosa
João Rafael Sousa Lopes
EB1 Porto de Mós – 25 alunos
Savannah Marie Venda
Ana Rita de Oliveira Ramalho Caeiro
Francisco Ferreira Carreira
Pedro Patrício da Silva
Raquel do Nascimento Carreira
EB1 Serro Ventoso – 3 alunos
Sofia Bandeira Carvalho
EB1 Tojal de Cima – 1 aluno
Carolina Patrícia Vala Simões
2º Ciclo
6º ano
6ºA
Barbara Cecílio Matos
Gonçalo Gabriel Rei
Inês Margarida Frazão de Almeida Miguel
Laura Isabel Gomes Leirião
Maria Nunes Correia
Miguel Alexandre Santos Sousa
Sílvia Maria Freitas Amado
6ºB
Afonso Morgado Carreira
Alice Sousa Paulo
Mariana Correia Vala
Vasco Rafael Alves Carvalho
6ºD
Luís Filipe Pires Carreno
Mariana Brás Vieira de Sousa
6ºF
David Gabriel Amado Cordeiro
3º Ciclo
9º ano
9ºB
Mariana Luísa Fernandes dos Santos
Tomás Duarte Franco
9ºD
Afonso Vieira Januário
Secundário
12º ano
12ºA
Ana Rita Ferreira Amado Alves
Beatriz Nicoleta Ferreira Carreira
Gonçalo Alexandre Saraiva Carvalho
Patrícia Luís Santos Cordeiro
Pedro Miguel Rodrigues Ramos
Raquel Sofia Silva Oleiro
12ºB
Duarte Miguel Sousa Ferraz
Inês Silva Amado
12ºC
António Miguel Marques David Amaro
Bernardo Santarém Duque Carreira
Carolina Cordeiro Santos
Alunos no QUADRO DE MÉRITO
Inês Silva Amado – Melhor aluna do Curso CH – Ciências e tecnologias – Terminou com a média de 18,6Valores.
Carla Sofia da Piedade Azinheira – Melhor aluna dos Cursos Profissionais – Apoio à Infância – Terminou com a média de 15,5 valores.
Alunos que concluíram o 12º ano – Ensino Recorrente (Noturno)
Almerinda Pereira
Rui Marto
Sara Coelho
Alunos que concluíram o 12º ano – Cursos Cientifico-humanísticos
Adriana Martins Silva
Adriana Patrícia Silva
Ana Filipa Ribeiro
Ana Rita Alves
André Monteiro Vieira
António Miguel Amaro
Beatriz Nicoleta Carreira
Bernardo Santarém Carreira
Carolina Cordeiro Santos
Cláudia Sofia Bento
Cristiana Filipa Serra
Duarte Miguel Ferraz
Emanuel Ramos Silva
Fábio Ferreira Santos
Filipa Coelho Vieira
Gonçalo Alexandre Carvalho
Gregory Dutra
Hélio Henriques carvalho
Inês Marto Proença
Inês Silva Amado
Jânia Pardal
Jéssica Correia
Jéssica Martins
Joana Leal
João Baptista
João Rato
João Pedro Santos
Luana Moreira Lima
Marcelo Gomes Silva
Maria Carolina Silva
Mariana Correia
Marina Rei
Marta Crespo
Miguel Gomes
Neuza Maria silva
Patrícia Luís Cordeiro
Pedro Miguel Ramos
Raquel Sofia Oleiro
Rita Correia
Rodrigo Calado
Rui Monteiro Rodrigues
Sâmella Neves Silva
Sónia Serôdio
Valéria Lourenço Ferreira
Vânia Ferraria Frazão
Vasco Ferreira
Nota:
Lamentamos qualquer incorreção que tenha ocorrido.
Nota:
Lamentamos qualquer incorreção que tenha ocorrido.
Tem a palavra o Exmo. Sr. Dr. do Agrupamento de Escolas de Porto de Mós
Nota de Abertura
No começo de mais um ano lectivo não posso deixar de desejar a toda a Comunidade Educativa um bom ano de trabalho e êxitos escolares.
No decorrer deste ano lectivo 2011/2012 vamos continuar a mostrar a nossa disponibilidade para manter e reforçar as boas relações institucionais entre todos, prosseguindo o objectivo, da Escola proporcionar a todos, respostas mais eficazes que redundem numa regulação contínua das suas práticas pedagógicas, no desempenho escolar dos alunos e num envolvimento da comunidade cada vez maior em todas as escolas que fazem parte deste agrupamento.
Enfim será nosso objectivo melhorar a imagem da Escola Pública e prestar um melhor serviço educativo.
Porto de Mós, 03 de Outubro de 2011
O Director
Rui Augusto Marques da Silva Pereira Neves
Balanço do ano letivo anterior
A toda a Comunidade Educativa
Julgo ser meu dever, no quadro dos princípios do Projeto Educativo do Agrupamento de Escolas de Porto de Mós, dar a conhecer um conjunto de resultados escolares, que já devidamente analisados internamente, projetam para o exterior um sinal de confiança, de autoestima e uma vontade cada vez maior em melhorar o serviço educativo, sendo exemplificativo que todos os alunos candidatos ao Ensino Superior/Politécnico entraram na 1ªfase.
Diretor do Agrupamento de Escolas de Porto de Mós
Rui Augusto Marques da Silva Pereira Neves
2ºAno de Escolaridade
Num universo de duzentos e dez alunos, os testes intermédios de Português demonstraram que os alunos revelam mais facilidade na compreensão oral que na escrita. No entanto alguns já possuem ideias encadeadas para a produção escrita. Em Matemática, os mesmos alunos revelam dificuldades na compreensão matemática demonstrando no entanto facilidade na leitura de gráficos. Os resultados em ambas as disciplinas são superiores à média nacional.
4ºano
9ºano
12º ano
Ano letivo 2011-2012
E cá estamos de novo...
2011-10-05 12:00
O Clube de Jornalismo começa por desejar a toda a comunidade do Agrupamento de Escolas de Porto de Mós um Bom Ano Letivo de 2011-2012.
Com esta reentrada, o "Janela Aberta" sofreu algumas alterações. Tem novos elementos, que consigo trazem novas ideias e, para já há, a intenção de optar por um novo visual. Mas, tudo a seu tempo.
Fica em aberto todo um percurso, em que o clube conta com a colaboração da comunidade para ir fazendo chegar, até vós, o pulsar deste nosso Agrupamento.
Consulte este blogue e ficará a conhecer este mundo diferente, onde brincam, estudam e crescem muitas das crianças e jovens do Concelho de Porto de Mós.
Sem comentários:
Enviar um comentário