sexta-feira, 13 de janeiro de 2012


ÁREA DE PROJECTO DO 12ºANO /  2010_2011

Entrevista a Diogo Mendes - área de projecto 12º Ano - Benefícios de Viajar

O viajante Diogo Mendes disponibilizou-nos uma entrevista relativamente às suas preferências sobre viagens. O Diogo conta com 26 anos no entanto já percorreu muitos espaços do nosso planeta. Esperemos que com esta se inspirem a viajar…
1)    Com que idade é que se iniciou no mundo das viagens?
As viagens foram uma constante da minha infância. O meu pai percorria constantemente Portugal e Espanha devido à sua profissão, e eu, quando tinha férias, acompanhava-o sempre que possível!
2)    O que é que o incentivou a viajar?
A vontade de descobrir e experimentar outras culturas em primeira mão; sentir na pele como seria viver com os Masai no Quénia ou com os povos Aymara na Bolívia; partilhar com eles a minha vida e deles absorver o mais possível.
3)    Quais foram as viagens que mais o marcaram? E já agora porquê?
Muitos viajantes têm dificuldade em escolher um lugar ou País preferido. No meu caso a viagem que fiz em solitário de Portugal à Islândia, no meu 4x4 marcou-me muito: tinha experiência com os desertos de areia do Norte de África, mas encontrar-me com desertos de gelo e neve, e com dunas de areia preta derivada da erosão de rochas vulcânicas, percorrer um País com 1 habitante por km2 sobre temperaturas tão agrestes e ter a possibilidade de dormir ao lado de uma lagoa glaciar repleta de Icebergues foi algo completamente novo para mim. Não posso apagar também as viagens que fiz pela África Negra; o sorriso das crianças é também algo que fica para sempre guardado na nossa memória. Da presente viagem, ver o nascer do Sol em Machu Picchu, e percorrer o salar de Uyuni com a sua planície de 12.000km2 de sal é algo que nunca esquecerei.
4)    Costuma viajar utilizando meios de baixo custo ou prefere viagens mais “luxuosas”?
Baixo custo; em viagens tão prolongadas o dinheiro é, e será sempre uma preocupação. Em viagens mais longas, como a que tenho em curso neste momento, opto por ir trabalhando à medida que vou viajando.
5)    Se respondeu que utiliza meios para viajar a baixo custo, enumere alguns desses meios.
Voos reservados com antecedência, normalmente 4 a 6 meses antes; viajar em época baixa; dormir em hosteis ou com famílias locais; poupar na alimentação; procurar hosteis com bons pequenos-almoços e perguntar aos locais onde comem; comprar tudo em mercados locais ou lojas de Chineses (sim, vão encontrar lojas Chinesas em todo o Mundo, da Bolívia a Angola!); viajar em transportes locais.
Se a viagem é longa, trabalhar nos Países que se visita! Esta opção permite ficar mais algum tempo no País, conhecer mais locais e pessoas!
6)    O que lhe agrada mais nas suas viagens: as paisagens, as pessoas ou as culturas com que se depara?
A experiência de viajar contempla isso tudo: é uma soma de várias partes, pessoas e a sua cultura, a sua comida e bebida. Gosto de acompanhar o dia-a-dia das pessoas locais, observar e comparar as diferenças com todos os outros sítios por onde passei, aprende-se muito.
7)    Quais é que são para si os benefícios de viajar?
É uma experiência que todos deveriam ter na vida, uma grande viagem pela América do Sul ou África, sair da zona de conforto e ser confrontado com outras realidades. Os benefícios são vários: após viajar pelo Mundo serás uma pessoa com uma mentalidade muito mais aberta, uma pessoa que viveu experiências que as palavras não podem descrever na sua total plenitude.
8)    Considera que as viagens mudaram a sua personalidade? De maneira positiva ou negativa?
Sou uma pessoa muito diferente daquela que começou a viajar em solitário há uns anos atrás. As experiências que vivi alteraram o meu modo de ser e de olhar para as coisas. Sou uma pessoa melhor hoje em dia, e tento melhorar todos os dias. Não és a mesma pessoa depois de ver um pôr-do-sol a 5000mts de altitude no meio do maior deserto de Sal do mundo, enquanto te tentas abrigar num refúgio que construíste com sal, nem depois de ver o nascer do Sol em Machu Picchu, o templo mais sagrado da cultura Inca, ou passar dias com os Masai no Quénia e ainda ver como os jovens não vão à escola porque têm de deslocar-se a pé 2 ou 3 quilómetros para carregar água para a Aldeia.
Percebi que tive uma vida fácil, e que os problemas que pensava ter, eram na realidade insignificantes. Hoje em dia tento ajudar o mais possível: faço voluntariado sempre que posso, com pessoas, animais, ou flora.
9)    Que destinos recomenda para jovens?
Bolívia e Peru na América do Sul, Vietname e Cambodja na Ásia. Países baratos e seguros e com uma cultura e dinâmica Backpacker muito grande!
10) Sabemos que está agora numa grande viagem. Será que podia elucidar-nos sobre o seu roteiro?
Esta viagem é especial: não tenho data limite para regressar a Portugal, assim que estou a viajar a “passo de caracol”. Comecei em Buenos Aires, de onde desci até ao Ponto mais a Sul do Continente Americano, Ushuaia, também conhecido como o Fim do Mundo; mais a Sul apenas a Antárctica. Ushuaia é também o ponto onde a famosa estrada PanAmericana termina (ou começa, depende do sentido). O objectivo é calmamente e sempre por Terra alcançar o ponto mais a Norte da PanAmericana no Continente Americano, Prudhoe Bay, no Norte do Alaska...
Parei já depois de Buenos Aires e Ushuia, onde visitei as colónias de Pinguins e a antiga prisão do Fim do Mundo, assim como o Parque Nacional da Ilha da Tierra del Fuego, onde fiz trekking nalgumas das mais belas paragens com que me deparei na minha vida. Daí segui para El Calafate, onde visitei o Parque Nacional dos Glaciares e El Chalten, famoso pelo Monte Fitzroy. Seguindo para Norte, parei por Bariloche, capital da Região dos Lagos da Patagónia Argentina, e rodeado de imensos atractivos como o Cerro Campanário, Esquel, Villa Angostura e San Martin, de Bariloche para Mendoza, capital vinícola de Argentina, dediquei-me á prova dos néctares locais. Era altura de seguir para o Chile, onde visitei ValParaiso e San Pedro de Atacama, em pleno coração do Deserto de Atacama; entrei na Bolívia pelo deserto de Uyuni, segui para La Paz e depois Peru, onde me encontro de momento. Gosto do Peru queria ficar por cá algum tempo, procurei e consegui por cá trabalho e vou por cá ficar uns meses, de aqui seguirei para Equador, Colômbia, Panamá, Costa Rica, Nicarágua, Honduras,Guatemala, México, USA, Canadá e finalmente de novo nos USA para visitar o Alaska!
Essas são as linhas gerais da viagem que tenho pela frente, mas tudo pode mudar a qualquer momento! Muito caminho percorrido, muito por percorrer! Pouco dinheiro, mas todo o tempo do Mundo!

Para saberem mais sobre o Diogo visitem:

 Benefícios de Viajar

Mensagens para Orkut
“Muitos são os benefícios de viajar: a frescura que nos traz ao espírito, ver e ouvir coisas maravilhosas, a delícia de contemplar novos lugares, o encontro com novos amigos e o aprender finas maneiras” Muslih-din-Saadipoeta persa
Viajar é uma actividade espantosa. Os que viajam podem fazê-lo por diversas razões: uns para fugirem da agitação do quotidiano; para outros a viagem é um caminho para crescer como pessoa e alargar os horizontes. Independentemente do motivo da viagem, há sempre ganhos que são incontornáveis.
Antes de mais viajar permite conhecer a diversidade e as maravilhas do planeta: as mais belas paisagens naturais, os mais belos monumentos, as cidades mais fascinantes. E mesmo que não nos esforcemos, nunca conseguimos de deixar de entrar em contacto com uma nova cultura, que não só nos torna mais sábios relativamente a relações com outros como também nos torna mais tolerantes.
As viagens são benéficas também quando o viajante está numa jornada interior: ajuda a uma melhor compreensão de eles próprios, na medida em que se vêm afastados do seu quotidiano e estão num novo meio, o que faz reflectir sobre o que efectivamente querem da vida.
Para concluir, viajar traz imensos ganhos, especialmente benéficos para os jovens. Por isso já sabes o que tens a fazer. Mesmo que não tenhas muitos recursos para viajar mantêm-te atento ao trabalho do grupo “Viajar Sem Limites”, que te dará dicas sobre como viajar a baixo custo.
Começa a traçar a tua viagem!
                             Grupo A da Área de Projecto – 12ºC

recados para orkut

O Grupo do 12º  "OS DIREITOS HUMANOS" enviou-nos esta foto.

Grupo a do 12ºA - A Herança - uma poderosa cadeia dupla


No âmbito desta disciplina, o nosso grupo irá desenvolver um projecto, durante este ano lectivo, baseado no tema: a genética. Para dar início a esta maratona de trabalhos e pesquisas, decidimos realizar uma exposição, nos dias 20, 21 e 22 de Outubro, com o intuito de dar a conhecer à comunidade escolar os vários subtemas que iremos abordar, sendo eles os seguintes: hereditariedade, doenças genéticas e genética forense. O balanço final desta actividade foi bastante positivo, na medida em que os alunos, na sua maioria, a avaliaram com valores acima do nível 18.
            Durante os próximos períodos mais actividades serão realizadas, sendo estas anunciadas através donosso blog (umapoderosacadeiadupla.blogspot.com) e da nossa página no facebook. Estas duas páginas virtuais estarão também disponíveis para qualquer esclarecimento.

Grupo A do 12º A
Adriana Silva
Beatriz Carreira
Marta Crespo
Patrícia Cordeiro
Pedro Ramos

Sem comentários:

Enviar um comentário