quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Olimpíadas de Oratória 2011-2012

              O Projeto “Olimpíadas de Oratória” nasceu em Torres Novas. Este ano letivo os coordenadores estenderam o convite às escolas a nível nacional. A nossa escola inscreveu-se no projeto no final do mês de agosto de 2011.
              O concurso tem como principal objetivo desenvolver competências em três domínios: expressão oral, organização do discurso, conhecimento e interesse por temas da atualidade.
             No dia 16 de Dezembro de 2011, pelas 10 horas, realizou-se, no auditório da Caixa de Crédito Agrícola, a eleição do campeão de escola, por ano de escolaridade, encerrando-se a  1ª fase a nível de escola.
            Estiveram envolvidas 21 turmas, num universo de 26, assim distribuídas:


7º ano – 5 turmas


8º ano – 4 turmas


9º ano – 4 turmas


10º ano – 3 turmas


10º Curso Profissional -1 turma

11º ano – 2 turmas


12º ano – 2 turmas


           Nesta 1ª fase foram eleitos, por um júri, 6 campeões de escola, seriados por nível de escolaridade, que representarão o Agrupamento de Escolas de Porto de Mós na 2ª fase do concurso, a final, a ocorrer em Torres Novas, a saber:


7º ano – Miguel Sousa, nº 15, turma A


8º ano – Mariana Coelho, n.º 17, turma E


9º ano – Adriana Carreira, n.º1, turma C


10º C. Profissional – Maitê Furtado, n.º12, Curso Profissional Técnico Auxiliar de Saúde


11º ano –Rodrigo Girão , n.º 20, turma A

12º ano –Marco Franco, n.º 8, turma C




           Os discursos apresentados na sessão de escola, com a duração máxima de 3 minutos,  teriam que estar subordinados aos temas genéricos:
          Ensino Básico – Histórias do Arco-da-velha
         Ensino Secundário – Praça pública
         Foram convidados 5 professores para constituírem o júri, do pré-escolar ao ensino secundário: Mª José Silva (Pré-escolar), Ana Narciso (professora aposentada do 2º ciclo), Carlos Oliveira (professor do 3º ciclo e responsável pela BECRE), Bertina Dias e Paula Félix (professoras do Secundário).
         Para entrega dos prémios foram convidados o Diretor do Agrupamento, Rui Neves, e o Presidente da Câmara Municipal  de Porto de Mós, João Salgueiro.
         Apresentação  esteve a cargo de uma ex-aluna da ESPM, Sofia Vala.
         Todos os alunos envolvidos nesta fase realizada a nível de escola receberam um certificado de participação e uma T-shirt, oferecida pela Caixa de Crédito Agrícola, com o logótipo das Olimpíadas e da Caixa de Crédito Agrícola de Porto de Mós.
         Aos vencedores foi entregue o respetivo certificado de campeão de escola, por nível de escolaridade, um marcador de livro com frases de oradores da antiguidade greco-latina e um livro oferecido pela BECRE.
        Contámos, nesta fase ao nível da escola, com os patrocínios do Agrupamento de Escolas de Porto de Mós,e da CCAPM
        A presença dos campeões de escola na 2ª fase do concurso, março de 2012, permitirá a troca de experiências com colegas das diferentes escolas, da mesma idade, e com nível vocabular semelhante no domínio da Língua Portuguesa.


Professores Coordenadores do projeto a nível de escola
Helena António e Isabel Carvalho


Sem comentários:

Enviar um comentário