sexta-feira, 13 de janeiro de 2012


 EB2- Escola preparatória Dr. Manuel de Oliveira Perpétua 

Ano letivo 2010-2011

1º Período

Abertura do ano lectivo

 O ano lectivo iniciou-se no dia 10 de Setembro, por volta das nove horas, com a recepção dos alunos do 5º ano. Todos os alunos dirigiram-se às salas de aula, acompanhados pelos seus professores e directores de turma, onde se apresentaram e receberam informações.
  A meio da manhã surgiu um intervalo e todos os estudantes foram ao bar para lanchar. Entretanto tocou para dentro e os alunos foram encaminhados para as suas respectivas salas para passarem os seus horários, enquanto que os pais se  dirigiram ao anfiteatro para assistirem a uma reunião.
 No dia 13 de Setembro, começaram a decorrer as aulas normais para todos os anos, a partir das 8h30m.
 Este dia foi muito divertido e agitado, porque conhecemos os professores e colegas novos, um novo espaço e ficamos a par de muitas novidades.

Biblioteca Escolar

  
A Biblioteca  da nossa Escola realizou actividades no âmbito do Dia Internacional da Biblioteca Escolar e do Halloween, entre os dias 25 de Outubro e 4 de Novembro.
  O espaço escolar foi devidamente decorado com enfeites alusivos ao Halloween:  espanta-espíritos ,um esqueleto, desenhos e audição de músicas assustadoras.
  Todas as turmas dos 5º e 6º anos deslocaram-se à Biblioteca acompanhadas por um professor a fim de ouvirem “Histórias de Arrepiar”, recontadas por um dos elementos da coordenação das Bibliotecas Escolares. A seguir à leitura da história, os alunos participaram num jogo tipo “bingo”, que consistiu em responder a perguntas relacionadas com a história.
  Todos os alunos adoraram estas actividades!

Centenário da República

         
         No âmbito da comemoração do Centenário da Republica, a Biblioteca realizou uma exposição com trabalhos em cartolina, que foram expostos no placard da Biblioteca. Esta actividade foi desenvolvida com a colaboração do grupo de E.V. T. Desta exposição constaram textos de Jornais da época, a versão oficial de “A Portuguesa”e o símbolo da República.
A turma do 6ºD também se associou a esta efeméride com trabalhos elaborados em cartolinas.
Todos os alunos da escola puderam assim adquirir conhecimentos e relembrar momentos marcantes da nossa História.

CORTA- MATO ESCOLAR

         

 

No dia 11 de Novembro, na parte da manhã, realizou-se um Corta-Mato escolar, onde  participaram alunos dos 2º e 3º ciclos do Agrupamento.

Esta actividade decorreu no espaço junto às piscinas Municipais de Porto de Mós.

          Os primeiros  classificados foram os seguintes:

                 

Infantis A- Femininos -Catarina Durão    

 Infantis A-Masculinos-Miguel Fortunato  Nº18 5ºD      

 Infantis B- Femininos-Sónia Machado N º19 7ºC     

 Infantis B- Masculinos -Jorge Matos 7ºE  Nº16  

 Iniciados-Femininos -Diana Santos   Nº8  9ºB

 Iniciados- Masculinos -Alexandre Varanda Nº3 9ºB

 

           Estes alunos apurados irão participar na EAE, num local a determinar. A todos desejamos boa sorte!

E.B.2 comemora o Dia da Alimentação    

   
  No dia 16 de Outubro, os alunos da Escola E.B.2 Dr. Manuel de Oliveira Perpétua ,comemoraram o Dia da Alimentação.
  Neste dia ,realizaram-se três actividades, cujo objectivo foi sensibilizar toda a comunidade escolar para a importância de uma alimentação saudável na vida das pessoas. Estas actividades foram preparadas pelos alunos dos  6ª anos nas aulas de Ciências da Natureza.
 Nesta Festa dos Alimentos destaca-se a Exposição dos Alimentos Criativos, as Sandes Coloridas e a distribuição de fruta, ao lanche.
 Foi um dia diferente! A escola ficou mais bonita e todos ficaram mais interessados em melhorar os seus hábitos alimentares.
Beatriz Araújo

Halloween


 Este ano a celebração do halloween foi um pouco diferente: as actividades concentraram-se na sala de aula e no átrio da escola, durante o dia 29 e, à noite, houve desfile de máscaras no ginásio, com a colaboração activa da Associação de Pais e a participação de muitos familiares.
            As actividades da sala de aula foram, na generalidade, do agrado de todos, sendo que os alunos do 5.ºano, aprenderam o que é a tradição desta festividade e adquiriram vocabulário novo, enquanto que os do 6.º ano tiveram oportunidade de aprofundar os conhecimentos do ano lectivo anterior. Ao longo deste dia, algumas turmas colaboram na pintura de um puzzle gigante alusivo à época.
            A “Halloween Party” foi um sucesso! Os disfarces dos alunos estavam espectaculares e o concurso foi muito animado e, sempre, com música de fundo. Para além disso, também se pode jogar e comer guloseimas deliciosas  e arrepiantes. Segundo a opinião da maioria dos alunos, proporcionou momentos de diversão e convívio entre alunos, pais e professores, isto… à noite (coisa nunca vista nesta escola!) e, foi um bom incentivo para a imaginação e criatividade. No entanto, alguns acharam que o cenário devia ter sido ainda mais assustador (ficará para a próxima!).

Pão por Deus


No dia 1 de Novembro, celebra-se o dia de Todos os Santos (pão por deus) .  
         As crianças logo de manhã, saem à rua em grupos, para pedir o pão por deus.Dão a volta à sua terra, e ao fim da manhã, chegam às suas casas, com os  sacos cheios de guloseimas, dinheiro, frutos da época, bolos…
Como é costume, em algumas terras, as crianças quando chegam às casas dizem:
“Esta casa cheira a broa aqui mora gente boa.”
“Esta casa cheira a alho aqui mora um espantalho.”
         “Ó tia dá bolinho…!
         Com esta comemoração  mantêm-se vivas as nossas mais genuínas tradições populares, partilhando com os mais novos os costumes que passam de geração em geração.
         Espero que toda a pequenada  festejem o dia do Bolinho!

Daniela-5º D  ;Andreia-5ºD

EXPOSIÇÃO DO DIA DO BOLINHO


     A área disciplinar de Educação Visual e Tecnológica realizou uma exposição alusiva ao dia do Bolinho, entre os dias 26 e 29 de Novembro, no átrio da escola.
     Esta actividade envolveu todas as turmas dos 5º e 6º anos, em que os alunos confeccionaram sacas do Bolinho com a colaboração dos pais e decoraram-nas com quadras elaboradas em Língua Portuguesa .
     Também foram escritas quadras em papel de cenário que foram colocadas na parede do átrio, ao lado da exposição das sacas.
      Foi um relembrar das nossas tradições!
                 

Entrevista à Coordenadora de Estabelecimento                  


A Coordenadora deste Estabelecimento, Professora Susana Pires, é formada em Línguas e Literaturas Modernas, variante Português/Francês (Grupo 210) e já lecciona há vários anos.
 No início da sua carreira esteve a leccionar inicialmente na Escola Secundária de Porto de Mós e na Escola Preparatória D. Fuas Roupinho; mais tarde, na Escola Preparatória da Batalha e depois foi colocada novamente nesta escola, onde trabalha há 24 anos.
Desempenhou alguns cargos tais como: Directora de Turma, Delegada de Grupo de Português, Delegada de Grupo de Francês e Coordenadora do Departamento de Português/ História.
Durante anos tem estado à frente do Clube de Teatro, tornando-o mais vivo e dinâmico.
Tem sido uma docente muito empenhada e participativa nas actividades escolares.
Clube de Jornalismo - Como se sentiu ao ser nomeada Coordenadora de Estabelecimento pelo Director do Agrupamento?
Coordenadora de Estabelecimento - Fiquei um bocado confusa e indecisa, porque não estava à espera deste convite. Acho que é um cargo com muita responsabilidade. Além disso, gosto de dar aulas e neste cargo passo muito tempo a desenvolver outras tarefas. Mas é uma desafio e eu gosto de desafios.
Aceitei este cargo porque tive muitas pessoas que me incentivaram, pois acharam que tinha perfil para desempenhar o cargo. Depois se verá se tenho ou não, quando for feita a avaliação do meu trabalho.
C.J.- Já lá vão mais de 20 anos da sua carreira. Sente-se preparada para este novo desafio profissional?
C. E. Estou a contar com a experiência e com o meu empenho, pois só assim se vão resolvendo os problemas do dia-a-dia. Além disso, é necessário haver um grande entendimento, interligação e confiança entre mim, o Director e os Serviços Administrativos. Eu sou o elo de ligação entre a EB2 e a Escola Sede, e como represento aqui o Director, tudo farei para transmitir as directrizes que recebo.
                                                            
C.J.- Pensa que irão ser feitas muitas alterações a nível do funcionamento da Escola?
C.E-. A nível do funcionamento da Escola, não irão ser feitas grandes alterações. Nas  instalações escolares  estão a decorrer obras e estamos a tentar melhorar as condições de trabalho. Vamos ter cartões electrónicos como na Escola Sede, o que será muito bom para todos.
C.J.- Quais serão as suas expectativas para estes quatro anos como Coordenadora?
C.E.- A minha maior expectativa é que a escola tenha boas condições de trabalho a nível de instalações, a nível de equipamento, e especialmente a nível de relações humanas. Gostaria que houvesse um bom ambiente e respeito entre toda a comunidade Escolar.

Clubes

Neste ano lectivo estão a funcionar vários clubes: Jornalismo, Teatro, Oficina de Música, Apoio ao Teatro, Ginástica Acrobática,História, e Ténis de Mesa.
Nestes clubes  realizam-se diferentes actividades como por exemplo: no clube de Jornalismo elabora-se o Jornal da E B2, para integrar o Jornal do Agrupamento ; no clube de Teatro, encenam-se peças de teatro com a colaboração da Oficina de Música ; no clube de Apoio ao Teatro, os alunos  ajudam  na construção de cenários e  adereços para o Clube de Teatro … ; no clube de Ginástica Acrobática ,realizam-se acrobacias e preparam-se alunos para competições ; no clube de História ,os alunos irão criar um blogue; no Clube de Ténis de Mesa, realizam-se jogos entre alunos, agrupados em duas categorias: Infantil A e Infantil B.
Esperemos que os alunos participem ao longo do ano com empenho e entusiasmo.
Os clubes da escola são o máximo!
Beatriz Fernandes-5º A
Joana Bernardes -5ºA

Teatro

   No dia dezassete , último dia de aulas , o Clube de Teatro, para comemorar a época natalícia, irá representar a peça:”O primeiro Natal das Bruxas Carpidin”,no Cine –Teatro de Porto de Mós. Este espectáculo será apresentado para todos os alunos da escola na parte da tarde e haverá outra sessão  à noite, para toda a comunidade. A obra encenada foi escrita por Fernando de Paços.
   Esta actividade terá  a colaboração da Oficina de Música com o professor João Gameiro e do Clube de Apoio ao Teatro, com as professoras Ana Roda e  Carla Martins.
  Esta Festa de Natal conta também com a participação das turmas do ensino articulado(5º A e 6º A).
  Espera -se uma grande participação do público escolar.
  Estes clubes agradecem desde já a todos.        

2º Período

“A VIDA AMOROSA DE INÊS DE CASTRO”

                No dia 14 de Fevereiro de 2011, os alunos do 6º ano da escola EB2 Dr. Manuel de Oliveira Perpétua assistiram a um espectáculo da Companhia SA Marionetas, no âmbito da comemoração do Dia dos Namorados.
                Este teatro intitulava-se “A Vida Amorosa de Inês de Castro” e, de uma forma muito divertida, abordou alguns aspectos da vida deste famoso par.
                Aqui ficam algumas recordações destes agradáveis momentos
    

Sessão sobre os períodos que marcaram a História da Música

  Os alunos do 5º A, no âmbito do tema da Área de Projecto:”À descoberta da Música”, convidaram a professora de História da Música para fazer uma sessão sobre os períodos que marcaram a História da Música. Esta sessão realizou-se na nossa escola, no dia 21 de Fevereiro, e foi muito proveitosa para os alunos, uma vez que ajudou a completar e a clarificar alguns aspectos que já tinham sido pesquisados.
 Tivemos como convidados o professor Alexandre do Conservatório de Ourém/Fátima e os nossos colegas do 6 ºA, também do ensino articulado.
                                                                                                                  Beatriz-5ºA

Visita de estudo do 6º ano

            No dia 20 de Janeiro de 2011, as turmas dos 6ºanos foram a uma visita de estudo a Lisboa, ao Museu da Presidência e ao Teatro. De manhã, pelas 8:30h, todos estavam na escola para a partida. No autocarro, iam todos entretidos: uns jogavam às cartas, outros cantavam e ouviam música e alguns tentavam dormir!
            Na chegada a Belém lanchámos e como não pudemos entrar logo no museu, ficámos num jardim que tinha muitas aves.
            Enquanto uns tiravam fotos, outros divertiam-se a afugentar as gaivotas.
            Esperámos algum tempo, até que nos chamassem para irmos ao Museu da Presidência da República.
            
            Para entrarmos no museu, tivemos que passar por um sistema de segurança e logo de seguida dirigimo-nos à loja onde compramos algumas recordações.
Depois fomos para a visita guiada onde nos falaram das funções do Presidente Cavaco Silva, da Assembleia da República, do Hino Nacional  ”A Portuguesa”, da Bandeira de Portugal e sobre outros Presidentes.

            Vimos algumas peças e documentos que estavam expostas: como o passaporte presidencial, medalhas, condecorações, quadros dos Presidentes da nossa História…

            No final vimos um espantoso busto que representava a República Portuguesa. 
          

Seguidamente ,fomos almoçar rapidamente, porque tinhamos de ir ver o teatro “As aventuras de Ulisses” ao colégio S. João de Brito.

 


O teatro foi bastante interessante e cómico; tinha algumas alterações em relação ao tradicional, por exemplo: os deuses faziam da vida de Ulisses um jogo de consola e  em relação à Penélope, sua mulher, quando ele finalmente regressa a Ítaca pede-lhe um I-Phone ou um perfume.
            No fim da peça  recebemos um cartão Yorne, e depois voltamos para o autocarro e  parámos outra vez, para lanchar no Pôr- do -Sol 2.
            Finalmente  voltámos para a escola e contámos a toda a gente como tinha sido divertida e enriquecedora   esta visita de estudo.
Bárbara Matos 6º A nº 3
Inês Paulo 6ºA nº 8 
Inês Miguel  6º A nº 10
Sílvia Amado 6ºA nº 18

Dia de S. Valentim

  O Dia dos Namorados ou Dia de S. Valentim é uma data especial na qual se celebra o amor, a paixão ou a partilha de sentimentos entre os namorados. Todos os anos, no dia 14 de Fevereiro, ocorre a azáfama da troca de chocolates, envio de postais e de oferta de flores. Muitos namorados planeiam jantares românticos, noites especiais e fazem planos para surpreender e agradar à sua «cara-metade». Há também quem escolha este dia para se declarar à pessoa amada e também quem avance com pedidos de casamento, envolvido pelo espírito do dia.
   Na nossa escola, este dia, foi comemorado com a entrega de cartões de amor/amizade pelas salas por alunos disfarçados de Cupido. Esta actividade foi realizada no âmbito da disciplina de Inglês. Também foram elaborados corações em papel autocolante vermelho, onde foram escritas na disciplina de Língua Portuguesa frases célebres alusivas ao dia de S. Valentim. Estes corações foram colocados no chão do átrio e do corredor até ao ginásio.
    Neste dia, foi apresentado um pequeno espectáculo de Marionetas pela companhia S.A. Marionetas, no ginásio da escola. Esta actividade foi organizada pelo grupo disciplinar de Língua Portuguesa. Este espectáculo foi destinado apenas aos alunos do 6º ano, os quais foram acompanhados pelos respectivos professores a partir das 15.45 para assistir à peça“A vida amorosa de Inês de Castro”.

“Amigos do Coração”

    A Biblioteca Escolar promoveu o concurso “Amigos do Coração”, no âmbito da comemoração do “Dia dos Namorados”. Esta actividade consistiu em fazer um cartão com quadras/poemas dedicados a um(a) amigo(a) especial.
  O concurso destinou-se a todos os alunos da EB2. Foi elaborado um regulamento para consulta de todos.

Os seguintes alunos receberam um livro como prémio:

5º ano: 1º - Catarina Durão  5º C     Nº 8
             2º - Fernando Santos  5º B    Nº 8
             3º - João André  5ºD    Nº 14

 6º ano: 1º -  Micael Santos       6ºD   Nº10
              2º -  Alice   Paulo     6º B   Nº 2 
              3º - Inês Miguel    6º A       Nº 10
 

Carta de uma Árvore

                                                                                                                                                                 Porto de Mós, 17 de Fevereiro de 2011
             A todos os humanos:

            Eu sou uma árvore e venho, em meu nome e das outras árvores, pedir-vos a vossa atenção para o que se passa no nosso meio ambiente.
            Eu vivo numa floresta que em tempos foi muito extensa e verdejante, mas com os anos, está cada vez mais pequena.
Tenho perdido muitas e grandes amigas, por isso, decidi com as outras amigas árvores que ainda me restam escrever-vos esta carta para vos lembrar o quanto nós somos importantes para a vossa sobrevivência.
            Árvore é sinónima de vida. Uma árvore, por si só, pode trazer muitos benefícios, desde a sombra, até à folha de papel.
            Nós somos seres vivos muito importantes, tal como vós. As árvores nascem, crescem e morrem, lutam para sobreviver.
            Temos muito valor: protegemos a terra com a nossa sombra e as nossas raízes; evaporamos a água e mantemos o ar húmido e produzimos o oxigénio. Há as que fornecem frutos valiosos para a vossa alimentação, além de produtos medicinais ou industriais.
            Enfim, não prejudicamos ninguém e só trazemos vantagens, o que seria suficiente para nos respeitarem.
            Mas infelizmente, sentimo-nos abandonadas! Precisamos da vossa ajuda!
            Por favor, parem com a matança! Não acham que numa zona arborizada há maior qualidade de vida? Onde vão fazer piqueniques, andar de bicicleta, correr, brincar com os vossos filhos?
            Enfim, podia estar aqui muito tempo a lembrar- vos de tudo aquilo que vos damos e que ninguém sequer pára para pensar que sem nós a vossa vida se torna impossível na Terra.
            Por tudo isto, venho pedir e tentar encorajar a plantação de mais árvores, com o apoio de todos vós.
            As árvores não crescem se não forem plantadas, e ao ritmo com que vocês nos abatem para construir estradas e prédios, não tarda muito, vão sofrer graves consequências!          
            Por tudo isso, é muito importante a contribuição de cada um de vós: plantem uma árvore e não se esqueçam, cuidem dela para que cresça!
            Todos juntos vamos conseguir melhorar o Planeta. Nós precisamos dos humanos e os humanos precisam de nós!
   Até breve,
   Árvore Bea

                                                                         Beatriz Vitorino, 5.º E

“My Dream House”

Na disciplina de Inglês, no âmbito da exploração do tema “A casa”, os alunos das turmas D e E do 5º ano desenvolveram um trabalho de projecto intitulado “My Dream House”, cujo produto final resultou na construção de pequenas maquetas e plantas, onde puderam aplicar o vocabulário consolidado em sala de aula.
Este projecto superou todas as expectativas, o que levou a professora a organizar uma pequena exposição com os trabalhos dos alunos. Para tal, contou com a colaboração e criatividade dos pais/encarregados de educação.
Para que a actividade fosse alargada a toda a comunidade escolar, teve o apoio da Ecoteca de Porto de Mós, podendo assim esta exposição ser visitada por todos no referido espaço, durante o mês de Fevereiro. Cada visitante pôde eleger a sua casa preferida, tendo sido atribuído o 3º prémio à aluna Beatriz Sousa do 5ºE, o 2º prémio ao aluno Miguel Silva do 5ºD e o 1º prémio à aluna Eduarda Soares do 5º D.
Todos os alunos que participaram neste projecto estão de parabéns pela qualidade dos trabalhos que apresentaram.



A festa dos animais


No dia 14 de Janeiro, foi realizada na Escola E.B. 2 Dr. Manuel de Oliveira Perpétua, uma exposição sobre os animais.
Os alunos aceitaram o desafio e cheios de criatividade e originalidade, construíram com os mais diversos materiais, diferentes animais, que identificaram com os respectivos nomes científicos, depois de uma pesquisa cuidadosa. Também determinaram as características individuais e construíram o bilhete de identidade do seu animal preferido.
Os trabalhos foram sujeitos a um júri de professores que seleccionaram quinze trabalhos.
O objectivo de aplicar os conhecimentos adquiridos foi concretizado. Todos os alunos participantes e também os respectivos pais estão de parabéns pela sua colaboração.

Corta-Mato Distrital

  No dia 17 de Fevereiro, participaram no Corta -Mato Distrital, em Pombal, na parte da manhã, os alunos apurados no Corta -mato Escolar de todos os Agrupamentos de Escolas do distrito de Leiria. Os alunos do nosso Agrupamento obtiveram a seguinte classificação, de acordo com seis escalões:
ESCALÃO INFANTIL A – MASCULINO
12  João Vazão
60  Miguel Fortunato
67  David Silva
ESCALÃO INFANTIL A – FEMININO
35  Catarina Durão
55  Ana Oliveira
66  Carla Martinez
ESCALÃO INFANTIL B – MASCULINO
16  Luís Miguel
17  André Cordeiro
26  Jorge Matos
ESCALÃO INFANTIL B – FEMININO
1  Sónia Machado
45   Inês Martins
64  Beatriz Silva
ESCALÃO INICIADOS – MASCULINOS
42  Marcelo Gomes
94  Cláudio Vieira
97  João Santos
ESCALÃO INICIADOS – FEMININOS                
21 – Ana Fernandes
36  Carina Oliveira
43  Daniela Anastácio


poemas do 6ºA


Escrevi a palavra amor.
Uma rosa vermelha nasceu,
Numa folha de papel.
Era uma rosa vermelha
 como era uma rosa vermelha.
Afiou os espinhos
E abriu-se
Perfumando o ar.
Voltou a cabeça
Á procura do amor
E deixou cair duas das suas pétalas
 sobre a insuportável dor.
Depois cresceu mas                                                                          
 de nada adiantou…
 Coitada da rosa! Pois é, murchou!
 
Diana Nunes
6ºA
A desilusão invade-me o coração e propaga-se pelo corpo como se fosse um vírus.

Tentei resistir, mas não consegui!
Tentei não falar, mas não aguentei!
Tentei ignorar, mas é impossível!

Que posso eu fazer mais para superar esta dor?
Que posso eu fazer mais para que tu saias da minha cabeça?
Que posso eu fazer para que o amor que sinto por ti desapareça?

Tantas perguntas e nenhuma tem resposta!
Tantas duvidas por explicar.

O que hei-de eu fazer
Para não ter de sofrer?
Ah…já sei…
Vou escrever poesia
Para te tentar esquecer!


Helena Cristina Silva
6ºA
Poema Solto
A arca dos desejos

Ofereceram-me uma arca,
Não sabia o que lá guardar,
Mas depois de muito pensar
Uma solução consegui encontrar:
        
Na minha arca vou guardar Amor,   
Na minha arca vou guardar amor e Bondade,
Na minha arca vou guardar bondade e Carinho,
Na minha arca vou guardar carinho e Dons,
Na minha arca vou guardar dons e Entusiasmo,
Na minha arca vou guardar entusiasmo e Felicidade,
Na minha arca vou guardar felicidade e Gargalhadas,
Na minha arca vou guardar gargalhadas e Habilidade,
Na minha arca vou guardar habilidade e Inteligência,
Na minha arca vou guardar inteligência e Juventude,
Na minha arca vou guardar juventude e Livros,
Na minha arca vou guardar livros e o Mar,
Na minha arca vou guardar o mar e o Natal,
Na minha arca vou guardar o Natal e Optimismo,
Na minha arca vou guardar optimismo e Palavras,
Na minha arca vou guardar palavras e Quartzo,
Na minha arca vou guardar quartzo e Risos,
Na minha arca vou guardar risos e Saúde,
Na minha arca vou guardar saúde e Ternura,
Na minha arca vou guardar ternura e União,
Na minha arca vou guardar união e Verdade,
Na minha arca vou guardar verdade e um Xadrez!

Depois tenho que a fechar
Para a Zanga não entrar!

E o que vou fazer com tudo isto?
É o que estão vocês a pensar.
Vou oferecer tudo aos meus amigos
E a quem mais precisar!

                                                    Joel Moura
                                                    Nº. 14      6º. A

3º Período

DIA DA CRIANÇA

No dia 1 de Junho de 2011os alunos do 6ºB, com o apoio da professora Eugénia Costa de Formação Cívica, colocaram no átrio da escola um painel comemorativo do Dia da Criança.

O painel fez referência aos direitos das crianças como por exemplo:
-Direito de ter um nome e uma nacionalidade.
-Direito da educação gratuita e ao lazer.
-Direito de ser socorrido em 1º lugar em causa de catástrofe.

Mas também aborda os seus deveres:
- Não devemos discriminar os outros.
-Não ser racista e respeitar os outras nacionalidades.
-Respeitar e ajudar os deficientes.

Como viram as crianças têm direitos mas também deveres. E isto é valido para todos – adultos e crianças.

Vamos pois respeitar os direitos de todos e não esquecer de cumprir também com os nossos deveres.

Sem comentários:

Enviar um comentário