quinta-feira, 9 de abril de 2015

Centro Escolar das Pedreiras - De mãos dadas com a leitura




No âmbito da 9ª edição do mês/semana da leitura, na semana de 2 a 6 de março, realizaram-se diversas atividades no Centro Escolar de Pedreiras em articulação com a BECRE.
No dia 5, a sessão intitulada "De mãos dadas com a leitura" contou com a presença de muitos pais/encarregados de educação, alunos e membros da comunidade educativa. Os professores bibliotecários foram os dinamizadores da sessão de contos/leituras tendo contado também com a colaboração da turma do 4º ano que apresentou a peça de teatro de António Torrado, “Serafim e Malacueco na corte do Rei Escama”.
No final do encontro e após a apresentação da história "As palavras cor-de-rosa e as palavras cinzentas", a professora bibliotecária apresentou uma proposta aos encarregados de educação presentes. Atendendo ao tema deste ano, Palavras do Mundo, pais e alunos foram desafiados a escolherem em família, uma palavra que lhes fosse especial. Poderiam registá-la e ilustrá-la utilizando os materiais e formatos que pretendessem. Com estas palavras seria elaborada uma exposição no átrio da escola.
Esta exposição, intitulada “A Família e as Palavras do Mundo“ não podia ter melhor desfecho, tendo a maioria das famílias correspondido ao desafio e enviado a sua PALAVRA.
As famílias estão de parabéns não só pela adesão, como pelo empenho e criatividade revelada.
Foi uma atividade que envolveu toda a comunidade educativa de uma forma aprazível e salutar. Toda a comunidade educativa, professores e alunos agradecem… e a Leitura saiu mais reforçada.
No dia 6 de março, os alunos receberam na Biblioteca Escolar a escritora Lara Xavier, depois de terem trabalhado algumas das suas obras, como por exemplo "O rabo do esquilo" e “Nunca digas nunca”.
Durante os dias 4, 5 e 6 decorreu a Feira do Livro que registou uma grande adesão da comunidade. Também a Associação de Pais deu o seu contributo no sentido de reforçar o fundo documental da Biblioteca Escolar.
Ainda com o objetivo de ler com todos e para todos, na última semana de março, foram implementados os projetos “Ler… lá fora” (1º ciclo), e “Ler… cá dentro” (pré-escolar). Os alunos do 1º ciclo realizaram leituras no Centro de Saúde, na Creche, no largo da Igreja e nos cafés do centro da localidade, enquanto as crianças do pré-escolar receberam nas suas salas elementos da comunidade que vieram ler para eles.
E foi assim que, mais uma vez, se fez da LEITURA uma FESTA!



> Prof.Isabel Jorge

Sem comentários:

Enviar um comentário