domingo, 15 de novembro de 2020

A Língua Gestual Portuguesa

 


A Língua Gestual Portuguesa (LGP) foi reconhecida enquanto língua da comunidade surda portuguesa pela Constituição da República em 1997, a 15 de novembro. A Comissão para o reconhecimento e proteção da Língua Gestual Portuguesa e defesa dos direitos das pessoas surdas foi criada também a 15 de novembro.

O Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa comemora-se anualmente também a 15 de novembro. O objetivo deste dia é promover a LGP para, garantir o respeito pelos direitos das pessoas surdas e a importância na vida delas.

A língua gestual é a forma de comunicação utilizada pelas pessoas surdas e por todos aqueles que comunicam com elas. É produzida a partir dos movimentos das mãos, do corpo e por expressões faciais, sendo a sua receção visual. Esta linguagem possui um vocabulário especial e uma gramática própria.


Hoje em dia a maioria dos programas televisivos apresentam linguagem gestual, contudo ainda há um longo caminho a percorrer.

Neste dia, promovem-se cursos e outras iniciativas especiais com o objetivo de valorizar esta silenciosa linguagem.

A GNR relembra também, a existência do serviço "SMS Segurança" (número 96 10 10 200) para a receção de emergências de pessoas surdas ou com dificuldades auditivas.

Maria Beatriz 11ºA


Sem comentários:

Enviar um comentário