quinta-feira, 5 de novembro de 2020

Dia Mundial do Cinema

 


No dia 5 de novembro celebra-se anualmente o Dia Mundial do Cinema.

O Cinema é também conhecido como a Sétima Arte, uma designação dada pelo italiano Ricciotto Canudo, em 1912.

A palavra cinema pode ser definida como movimento gravado, pois trata-se de uma abreviatura de cinematógrafo. O termo "cine", de origem grega, significa movimento, e o sufixo "ágrafo" significa gravar.

As produções cinematográficas exercem forte influência sobre as emoções humanas, levando milhares de pessoas aos cinemas, produzindo riso, choro, medo ou outros sentimentos a qualquer altura do dia.

Em 1895, Paris teve a primeira sessão pública de cinema, que foi organizada pelos irmãos Auguste e Louis Lumière, utilizando um aparelho chamado cinematógrafo. As imagens em movimento foram projetadas numa tela para cerca de 30 espetadores.

A partir de então, o cinema cresceu como forma de contar histórias, difundir a cultura e difundir o conhecimento. O desenvolvimento de equipamentos e a evolução tecnológica permitiram que a arte se aproximasse do público com cada vez mais realismo.

Em comemoração do Dia Mundial do Cinema, os espaços culturais incentivam a apreciação da Sétima Arte com exibição de filmes e exposições relacionadas com a história desta manifestação artística.

Sem comentários:

Enviar um comentário