Dia dos Fiéis Defuntos, Dia de Finados ou Dia dos Mortos
é uma data comemorada a 2 de novembro pela Igreja Católica, mais
especificamente pelos católicos, ortodoxos, anglicanos e luteranos, em memória
às almas de todos os amados que faleceram.
Desde o século V, a Igreja Católica começou a dedicar um dia do ano para rezar em honra da alma de todos os falecidos pelos quais ninguém rezava, de modo a que estes não caíssem no esquecimento. Esta tradição perdurou no tempo até aos dias de hoje. Por norma esta data é celebrada através de missas em memória dos entes queridos que já partiram, rezando-se pelo perdão dos pecados destas almas, e de visitas aos seus túmulos, preparando altares com velas, flores e outros elementos. Diz-se que somente nesta data as almas podem voltar do além para estar perto dos seus. Embora este dia não seja feriado, em certos países como o México o Dia dos Mortos é uma grande comemoração, repleta de festas e animações coloridas que atraem milhões de turistas.
Em Portugal tornou-se habitual celebrar em conjunto o Dia de Todos os Santos (1 de novembro) e o Dia dos Fiéis Defuntos. Devido à situação pandémica que se está a atravessar este ano, cada Município estabeleceu as suas próprias restrições relativamente à abertura ou fecho de cemitérios, ao período máximo que se pode estar a prestar homenagem aos falecidos, ao limite de pessoas que podem frequentar os cemitérios e as missas, etc.
Perante esta
situação, será possível prestar tributo às almas dos falecidos desde que se cumpram
as regras de segurança e de distanciamento social impostas pela DGS (Direção-Geral da Saúde) e pelos respetivos Municípios,
não esquecendo também que está proibida a circulação de pessoas entre concelhos
diferentes, sem as devidas justificações.
Oração pelos falecidos
Dai-lhe,
Senhor, o repouso eterno e brilhe para ele a Vossa luz! Amém.
Mariana, 11.º A
Sem comentários:
Enviar um comentário