sábado, 14 de novembro de 2020

Diabetes- a doença silenciosa

 


Comemorado no dia 14 de novembro, o Dia Mundial da Diabetes foi criado em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com o objetivo de dar resposta ao aumento alarmante de casos de diabetes no mundo.

Em 2007 tornou-se num dia oficial de saúde da ONU, após aprovação das Nações Unidas em dezembro de 2006.

Cerca de 400 milhões de pessoas no mundo sofrem de diabetes e 5 milhões morrem por ano devido a esta doença. Um em dois adultos com diabetes não está diagnosticado. 670 mil milhões de dólares são gastos por ano com a diabetes, estimando-se que em 2040 haja um aumento para 642 milhões de pessoas atingidas pela doença.

Portugal posiciona-se entre os países europeus que regista elevadas taxas de prevalência da Diabetes (cerca de 13,3% da população portuguesa) com idades compreendidas entre os 20 e os 79 anos.

Uma das atividades realizadas neste dia são as caminhadas pela diabetes.

Existem vários tipos de diabetes como o Tipo 1, Tipo 2, Gestacional e outros, mas esses ocorrem com menor frequência.

Os principais objetivos da alimentação de uma pessoa com diabetes são obter um bom controlo da glicemia, colesterol, triglicéridos, pressão arterial, atingindo e mantendo um peso saudável, de forma a prevenir o aparecimento das complicações da diabetes. Para ajudar a controlar estes fatores de risco, recomenda-se a redução da ingestão de gordura e sal e o aumento da ingestão de fibra.

                                                                                                                Diana Ferreira, 11.º A


Sem comentários:

Enviar um comentário