sexta-feira, 19 de março de 2021

Dia do Pai



No dia 19 de março de 2021, comemora-se o Dia do Pai em Portugal. A celebração da data varia de país para país. Além de Portugal também Espanha, Itália, Andorra, Bolívia, Honduras, Liechtenstein celebram o Dia do Pai a 19 de março. 

O Dia do Pai é uma data comemorativa que homenageia anualmente os pais e os países ocidentais coincide com a celebração de São José, pai terreno de Jesus Cristo. 

A origem do Dia do Pai tem duas histórias distintas. Uma nos Estados Unidos da América, em 1909, em que uma filha de um militar resolveu criar o Dia dos Pais motivada pela admiração que sentia pelo seu pai. A festa foi ficando conhecida por todo o país e em 1972 o presidente americano Richard Nixon oficializou o Dia dos Pais. Outra tem origem na Babilónia quando um jovem rapaz escreveu numa placa de argila uma mensagem para seu pai, desejando-lhe  saúde, e muitos anos de vida, isto em 2000 a.C..

Tal como a data, também as celebrações variam de país para país. Em Portugal, o Dia do Pai acabou por adotar os valores transmitidos por São José. Assim os filhos presenteiam e mimam os pais, como agradecimento pela dedicação e proteção que recebem todos os dias.

Maria Beatriz Mateus

Sem comentários:

Enviar um comentário