segunda-feira, 8 de março de 2021

Livros & Leitura IV

 A partir de 
"As bibliotecas" de Valter Hugo Mãe 
e da seguinte imagem:


               As bibliotecas são as casas dos livros e, através destes, podemos viajar pelo mundo inteiro.

          A minha relação com os livros é de grande cumplicidade. Parto do aeroporto, a biblioteca, e viajo de mãos dadas com os livros através de tempo e do espaço. Gosto de ser personagem, de viver muitas emoções e aventuras maravilhosas. Gosto de dar asas à minha imaginação.

          Um livro é, realmente, uma viagem. Através do simples ato de folhear um livro descobrem-se pessoas, países e cidades distantes que nos levam ao desconhecido, a outras dimensões, ou até a outro mundo. Mundo de sonhos e fantasias. “Os livros são família direta dos aviões, dos tapetes-voadores ou dos pássaros”. Fazem-nos voar, voar sem ter asas. E fazem-nos navegar num mar de palavras.

          Segundo Valter Hugo Mãe, “as bibliotecas são do tamanho do infinito e sabem toda a maravilha”. Efetivamente, nas bibliotecas podemos encontrar livros de todos os tamanhos e com uma infinidade de conteúdos. A imagem apresentada para acompanhar estas afirmações do autor ilustra bem a mensagem que este queria passar. As bibliotecas são locais de conhecimento, ciência, cultura, economia… São a árvore do conhecimento.

          Através da leitura podemos viajar sem sair do lugar. A leitura torna-nos mais ricos em experiências e emoções e mais inteligentes. Adquirimos conhecimentos e desenvolvemos competências.

          Em suma, as bibliotecas preservam a cultura, estimulam a leitura e os seus habitantes, os livros, são uma janela aberta para o mundo.

 

Laura Ferreira – n.º 16 –10.º A


Sem comentários:

Enviar um comentário