domingo, 7 de março de 2021

Livros & Leitura III

 Livro sem palavras

    O mundo está vazio. As suas ruas, praças, parques, bibliotecas. Apenas, de vez em quando, passa um animal que foge do seu cativeiro. O mundo está sem alma e, de acordo consigo, responde o clima cinzento, um pouco chuvoso, mas acima de tudo, morto.

    Dentro das casas, onde as pessoas se escondem do bicho invisível, a apatia apodera-se dos ânimos. Outro mal ainda pior, que suga a vontade e o sentido à vida. Isto porque já se passaram seis meses e, na televisão, só se fala do mesmo. As redes sociais, apesar de coloridas, quando abertas pela milésima vez ao dia, parecem tão vazias como as ruas.

     No meio de toda esta situação, numa casa comum, uma pessoa comum, que vive este sentimento que, infelizmente, agora é comum, lembra-se de algo, da "tralha" de que se tinha livrado há uns meses. Esta eram os seus livros antigos. Tinha-se livrado de livros. Irónico, mas, também, comum. Esta pessoa resolveu procurá-los no sótão e, quando trouxe a caixa empoeirada para baixo, após espirrar consecutivamente, abriu-a. Foi como abrir a caixa de pandora.

      Vida floresceu por todo lado e o mundo que estava cinzento tornou-se colorido. A apatia passou a esperança e a falta de vontade a motivação. Quanto mais perto do fundo da caixa mais a emoção se intensificava, um brilho irradiava... Parecia que cegava de tão forte que era. As coisas boas eram vistas mais vividamente do que nunca!

     De entre os muitos os volumes destacava-se um livro especial, um livro sem palavras. Um livro de recordações e de memórias. Descritas perfeitamente. A melhor música, a melhor história, a melhor pintura, o melhor livro.

Um livro sem palavras, um livro aberto a novos sentimentos…

 

João Lourenço – n.º16 – 10.ºB

Sem comentários:

Enviar um comentário