segunda-feira, 22 de março de 2021

Dia Mundial da Água

 O Dia Mundial da Água celebra-se anualmente a 22 de março, tendo como principal objetivo alertar as populações e os governos para a urgente necessidade de preservação e poupança deste recurso natural tão valioso. Esta comemoração surgiu no âmbito da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento e Ambiente, em 1992.

Promover a sustentabilidade da água, através da sua poupança é uma tarefa fundamental que cabe a todos nós, uma vez que a gestão dos recursos de água tem impacto em vários setores, nomeadamente na saúde, produção alimentar, energia, abastecimento doméstico e sanitário, indústria e sustentabilidade ambiental.

Nos últimos anos, as alterações climáticas provocaram graves impactos nos recursos de água, visto que as alterações atmosféricas como tempestades, períodos de seca, chuvas e frio afetam a quantidade de água disponível e colocam em risco os ecossistemas que asseguram a qualidade da água. A água é tudo, e tudo é água. Posto isto, a sua preservação deve ser uma das nossas principais prioridades.

Curiosidades: O volume total de água no planeta Terra é de 1.4 mil milhões km3. Os recursos de água doce rondam os 35 milhões km3 (cerca de 2.5% do volume total de água). Destes 2.5%, cerca de 24 milhões km3 (ou 70%) estão em forma de gelo (zonas montanhosas, Antártida e Ártico).30% da água doce disponível está armazenada no subsolo (lençóis freáticos, solos gélidos e outros). Isto representa 97% de toda a água doce disponível para uso humano. 70% da água doce é utilizada na rega, 22% na indústria e 8% no uso doméstico.

Como poupar este recurso tão valioso?

Em suma, a água é indispensável para a nossa sobrevivência e é um recurso muito frágil que precisa de ser preservado. Saliento ainda, a importância de conhecermos o estado em que o nosso próprio país se encontra relativamente à escassez deste recurso, para mais informações recomendo a consulta desta publicação:

 https://www.instagram.com/p/CKwxSfFMNDg/?igshid=s4d3vhhxfwnm

Mariana Fonseca





Sem comentários:

Enviar um comentário