quarta-feira, 24 de março de 2021

Dia Mundial da Tuberculose

 

O Dia Mundial da Tuberculose é comemorado mundialmente a 24 de março, tendo como principal objetivo alertar as pessoas de todo o mundo sobre a doença e eliminá-la completamente.

Comemora-se neste dia, porque foi no dia 24 de março de 1982 que Robert Koch, um médico e bacteriologista alemão, declarou a causa desta doença,o chamado bacilo TB. No centenário da data, em 1982, a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a União Internacional Contra Tuberculose e Doenças Pulmonares decidiram criar este dia.

No nosso país, a tuberculose apresenta-se no limiar da baixa incidência, com cerca de 2000 novos casos por ano, no entanto existem duas regiões portuguesas que são mais afetadas: 31% de casos novos são registados em Lisboa e 28% no Porto. 


Mas o que significa a tuberculose? 

Muitos já devem saber o significado desta doença, mas para quem não sabe, tuberculose é uma infeção contagiosa causada por bactérias que afetam principalmente os pulmões, no entanto também pode afetar qualquer outro órgão. Os seus efeitos podem durar vários meses ou até anos. 

Pode ser transmitida através do contato direto, pode ser muito perigosa, pois  ameaça a vida das pessoas se não for tratada e requer muitas vezes testes de laboratório ou de imagem. 

E quais são os seus sintomas?

Há vários sintomas nesta doença como tosse, cansaço, alguma febre pelo final do dia, suor à noite, emagrecimento, gânglios no pescoço, ...

Apesar de grave e mortal, o tratamento correto desta doença garante a cura ao paciente.

Sofia Chervenyak  - 10ºC 







Sem comentários:

Enviar um comentário